Memória do Corpo Docente – Luiz Jean Lauand

LUIZ JEAN LAUAND

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Luiz Jean Lauand nasceu em 10 de março de 1952 na cidade de São Paulo.
Em 1973 licenciou-se em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1982 concluiu seu Mestrado em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e em 1986 Doutorado em Filosofia e História da Educação pela mesma instituição. Possui Livre-docência pela FEUSP (1995).
Trabalhou como Diretor Editorial da Revista Educação & Matemática (Editora Modulus) e como Articulista do Suplemento Cultural e do Suplemento Cultura do Jornal “O Estado de S. Paulo”.
Iniciou sua atuação docente, na Faculdade de Educação (FEUSP), em 1981 onde integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, ministrando as disciplinas: História da Educação e de Filosofia da Educação.
Aposentou-se em 2009. Atualmente é Professor Sênior.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, ter sido vinte vezes eleito pelos alunos: Patrono da turma (de cinco turmas), Paraninfo (de sete turmas) e Professor Homenageado (de oito turmas). Recebeu o Prêmio “Professor do Ano” da Reitoria da USP (1991). A partir de 1998, em atenção à comemoração do 30º aniversário de fundação da FEUSP, promoveu a fundação e direção das Revistas, em parceria com universidades europeias: Notandum (desde 1998); Revista Internacional d’Humanitats (desde 1998); Convenit Internacional (desde 1999) e International Studies on Law & Education (desde 1998). Foi editor e tradutor dos filósofos Josef Pieper, Julián Marías e Alfonso López Quintás. Traduziu, e foram publicadas, traduções de cerca de 50 textos medievais, importantes para a História da Educação. Dadas as especiais relações com Barcelona e com a Universitat Autònoma, foi eleito Membro (correspondente) da Real Academia de Letras de Barcelona (2008). Sem deixar suas atividades na FEUSP, entre 1993 a 1998, foi também professor da Pós-Graduação da FFLCH no Programa de Língua, Literatura e Cultura Árabes, ministrando disciplinas e orientando mestrados.
Também registrou que, desde 2001, tem organizado anualmente “Seminários Internacionais Filosofia & Educação Cemoroc”, trazendo para a FEUSP conferencistas da estatura de um Paulo Ferreira da Cunha (atualmente ministro da Suprema Corte de Portugal), Pere Villalba (Barcelona), Alfonso López Quintás, entre tantos outros. Sempre em estreita união com seu trabalho docente, publicou cerca de 400 artigos científicos e de cem livros (autor/organizador) sobre Antropologia Filosófica, Filosofia da Educação, Linguagem, Idade Média, Josef Pieper, David Keirsey, S. Tomás de Aquino, Cultura Árabe etc. No âmbito da difusão cultural, assinou a coluna “Filosofia e Linguagem” da revista “Língua Portuguesa” desde sua fundação (2005) até sua desativação (2015). Como professor do Programa de Pós-Graduação orientou 19 mestrados e doutorados e
supervisionou 6 estágios de Pós-Doutorado. Além de ser pioneiro dos estudos sobre o filósofo Josef Pieper no Brasil. Foi investigador da Universidade do Porto de 2002 a 2019 (Instituto Jurídico Interdisciplinar) e Prof. Investigador da Universitat d’Alacant (Espanha) – Instituto Superior de Investigación Cooperativa – IVITRA (desde 2015).