Memória do Corpo Docente – Lisandre Maria Castello Branco

LISANDRE MARIA CASTELLO BRANCO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Em 1968, Lisandre Castello Maria Branco formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília (hoje UNESP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1980 concluiu o Mestrado com a dissertação: “O desenvolvimento da moralidade na teoria de Jean Piaget” e em 1988, o Doutorado com a tese: “Psicologia para que? A psicologia ensinada e a praticada subsídios para a formação de professores”. Ambos pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
Trabalhou como professora de ensino no primeiro e segundo graus, em escolas públicas e particulares (1966 a 1976). Lecionei História, Ciências, Matemática e Educação Moral e Cívica no primeiro grau. No segundo grau lecionei Biologia, Filosofia, Sociologia, Psicologia e Estudos de Problemas Brasileiros. Trabalhou em faculdades particulares em cursos de graduação e pós-graduação, tendo orientandos de mestrado e doutorado nestas instituições.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1972 onde integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, ministrando as disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento (Psicanálise e Teoria de Jean Piaget) e Análise Psicológica do Cotidiano Escolar, na Pós-Graduação a disciplina: Fundamentos para o Ensino de Primeiro e Segundo Graus. Orientou mestrados e doutorados; Participou de comissões, conselhos, projetos e atividades ligadas às secretarias municipal e estadual para formação permanente de professores; fez parte da Escola de Aplicação em atividades ligadas à Orientação Educacional e ao Conselho Diretor e foi membro da primeira diretoria do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, participação do primeiro projeto de telecurso para professores desenvolvido pela Coordenadoria de Estudo e Normas Pedagógicas (CENP), em parceria com a TV Cultura (1976); do primeiro programa de Prevenção ao uso indevido de drogas durante; da comissão que promoveu e criou as habilitações em Educação Especial; da comissão que promoveu e criou o programa “O professor da rede municipal e estadual como aluno especial” e ministrou cursos e realizou palestras em delegacias de ensino da capital e do interior do Estado de São Paulo.