Memória do Corpo Docente – Lisete Regina Gomes Arelaro

LISETE REGINA GOMES ARELARO

(Minibiografia baseada em informações contidas no Currículo Lattes.)

Lisete Regina Gomes Arelaro formou-se em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1966. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1980 concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e em 1988 o Doutorado em Educação, pela mesma instituição. Pesquisadora na área de Política Educacional; Planejamento e Avaliação Educacional; Financiamento da Educação Básica e Educação Popular.
Foi professora e diretora de escola nos Ensinos Fundamental e Médio. Fez parte da equipe do Prof. Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989/92) e foi Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em Diadema/SP (1993/96 e 2001/02).
Iniciou sua atuação como docente da Faculdade de Educação da USP em 1982, onde integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.
Foi Diretora da FEUSP (2010/2014); Presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos (FORUMDIR – 2012/2014) e Presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA – 2015/2017).
Em homenagem à professora Lisete em sua cerimônia de outorga de título de Professora Emérita da FEUSP, o Prof. Dr. Marcos Neira escreveu: “Certa vez, ouvi a professora Lisete Regina Gomes Arelaro dizer que dentre as muitas pessoas que marcam as nossas vidas, sempre há um professor ou professora. Tenho certeza que ela é uma professora que marcou seus alunos e alunas, mas também as instituições por onde passou. E este é o caso da Faculdade de Educação da USP, casa que habita desde princípios dos anos 1970 quando ingressou como estudante da Pós-Graduação, e no início dos anos 1980 quando foi aprovada no primeiro processo seletivo público para docente da FEUSP. Percorreu todos os níveis da carreira docente, presidiu a Comissão de Cultura e Extensão, representou a Congregação no Conselho Universitário, chefiou o departamento de Administração Escolar e Economia da Educação e, por fim, elegeu-se diretora. Nessas cinco décadas de vida acadêmica, o reconhecimento de seus pares decorrente de sua participação proativa e perfil trabalhador, tornaram-na indicação irrefutável para diversas representações. Responsabilidade que assumiu e desempenhou de forma comprometida com sua história de luta pelo direito da população a uma educação pública de qualidade, diante do comprovado reflexo da escolarização na redução da desigualdade social.
As marcas deixadas pela professora Lisete na instituição e nas pessoas que aqui estão ou por aqui passaram se fazem notar de muitas formas, seja pela sua liderança política, pelos ex-orientandos que se tornaram docentes, pela atuação importante na organização do Programa de Pós-Graduação em áreas, pelo esforço para consolidar a pesquisa sobre financiamento da educação, pela coordenação de projetos de envergadura nacional ou pelo empenho inconteste na construção da biblioteca professor Celso de Rui Beisiegel.
Enquanto intelectual orgânica, o comprometimento com a transformação do mundo que aí está é uma marca indelével na trajetória acadêmica da professora Lisete, no ensino, pesquisa, extensão ou na gestão, área que conhece como ninguém por ter assumido variados cargos no sistema estadual e municipal de educação, tomando-a, inclusive, como objeto de estudo e militância político-científica nas associações que ajudou a fundar e das quais participa com olhar e crítico e propositivo com vistas à construção de políticas públicas que combatam o fracasso escolar.”