Memória do Corpo Docente – Leny Magalhães Mrech

LENY MAGALHÃES MRECH

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Leny Magalhães Mrech nasceu em 31 de julho de 1949 em São Paulo, capital.
Em 1974 formou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e em 1978 formou-se em Psicologia pela Universidade de Guarulhos. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1984 concluiu seu Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP e em 1989 doutorou-se em Psicologia Escolar pela mesma instituição. Livre-docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
Trabalhou como professora nas disciplinas de Psicologia do Excepcional I e II, na Universidade Mackenzie (1977 a 1983); como professora de Sociologia na FMU, em curso de Jornalismo, e de Psicologia na antiga FIAM, no curso de Jornalismo.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1983 onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, na área de Educação Especial na disciplina: Materiais para o Ensino de Deficientes Mentais I e II, depois assumiu a Licenciatura em Psicologia ministrando a disciplina: Metodologia do Ensino em Psicologia I e II; Didática, no curso de Pedagogia e a disciplina Psicologia, no curso de Fonoaudiologia. Foi coordenadora da Pós-Graduação e participou das comissões: de graduação; do Conselho e da Comissão de Pós-Graduação. Também foi vice-diretora da FEUSP. Aposentou-se em 2019.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a participação em eventos externos como representante da FEUSP na Austrália (IALEI).
Representante da FEUSP no ENAPOL, encontro com 1500 pessoas que reuniu participantes da Psicanálise das três Américas. Também destacou a entrada da Psicanálise, em 1995, no programa de Pós-Graduação, anteriormente era restrita a graduação, ocorrendo a vinda de vários colegas: Leandro de Lajonquière, Rinaldo Voltolini e outros.
Considerou que seu trabalho não se reduz a um período determinado, pois esteve sempre ligada a um eixo fora do Brasil, principalmente França e Argentina, através da Associação Mundial de Psicanálise e ao Brasil, através da Escola Brasileira de Psicanálise. É Membro da Associação Mundial de Psicanálise; Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e Membro da Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise (CLIPP). Autora e organizadora de 5 livros na área de Psicanálise e Educação. Autora de mais de 40 artigos em revistas especializadas.
Registrou ainda, nas palavras da biografada: A FEUSP foi e é o meu lar. A ela pertenço em coração e alma. Agradeço a todos os colegas que me propiciaram novos olhares a respeito da Educação. E com os colegas do meu antigo departamento e agora da Pós-Graduação encontrei uma irmandade na investigação do que ocorre nas Ciências Humanas, com destaque a Psicologia, a Psicanálise e Educação, meus principais campos de trabalho.