Memória do Corpo Docente – Jerusa Vieira Gomes

JERUSA VIEIRA GOMES

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por
meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo
a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Jerusa Vieira Gomes nasceu em 29 de março de 1942 na cidade de Vila Velha, Espírito Santo.
Em 1965 formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Após sua graduação, em 1966, iniciou o Curso de Especialização em Orientação Educativa, coordenado pela Profa. Maria José Garcia Werebe, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1979 concluiu seu Mestrado em Psicologia, no IPUSP.. Em 1987 concluiu o Doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia (IPUSP) da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Profa. Dra. Sylvia Leser de Mello, com base em pesquisa longitudinal, de campo, sobre o Processo de Socialização Primária, de crianças e adolescentes de famílias migrantes residentes na Vila Helena, Carapicuíba. Após o doutoramento, em continuidade ao trabalho de campo, investigou a inserção dos jovens, participantes desta pesquisa, no mercado de trabalho, ou seja, a transição deles da família à escola e ao trabalho, base de sua Tese de Livre Docência em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação FEUSP (1996). Na Faculdade de Educação, no período entre final do doutoramento e a Livre-Docência, prestou Concurso de Ingresso à Carreira Docente – disciplina Psicologia da Educação IV(EDF): Processos de Socialização.
Iniciou suas atividades profissionais no Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental (GEPE I) – projeto de excelência em educação do Estado de São Paulo -, como Orientadora Educacional e membro da Equipe de Coordenação do Ginásio constituída por: Liliane Duval, Stella Galli Mercadante, Cynira Stocco Fausto, Maria Malta Campos e, posteriormente, Nara Bernardes, Laís Furquim de Azevedo e Marli Afonso de André (1968 a 1970). Nas palavras da biografada: “ Era a grande revolução levada a cabo por todas as escolas experimentais e vocacionais da época. Sem dúvida era uma pedagogia de vanguarda, uma prática libertária em um país sob ditadura civil-militar”. De 1972 a 1984, foi Professora do Curso de Psicologia da Fundação Educacional de Bauru,
posteriormente integrada à UNESP, ministrando as disciplinas: Orientação Educacional, Orientação e Seleção Profissional e Análise da Identidade Pessoal e Social. De 1974 a 1976, foi Docente Voluntária e, posteriormente, Auxiliar De Ensino do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST) do IPUSP. Em 1974, ministrou a disciplina

Psicologia Escolar, condição de substituta, do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da FFCL de Santos. Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Paulistana de Ciências e Letras de São Paulo, disciplina: Seleção e Orientação Profissional (1974 a 1979) e Professora do Curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU), entre 1980 a 1987. Neste período, a convite do Prof. Samuel Fromm Neto, assumiu também a disciplina Psicologia dos Problemas Sociais, oportunidade de aprofundar o estudo de alguns dos problemas críticos da sociedade brasileira, sob a ótica da Psicologia Social, e que só se agravaram no curso dos anos, tais como violência e menor abandonado, Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1985, onde integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, ministrando as disciplinas: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I: Psicologia Do Desenvolvimento (1985, 1986 E 1988); Psicologia Da Educação II: Psicologia Da Aprendizagem (1986 E 1987); Introdução Aos Estudos De Educação (1990, 1991,1993); Psicologia Da Educação IV: Processos De Socialização (1990 A 1996) E Psicologia Do Desenvolvimento: Infância (1995) e ministrou o curso livre: Literatura, Psicologia e Educação (Nov/1992). Na Pós-graduação: Família e Educação: Socialização, Escolarização e Vida Profissional (1988, 1989, 1992 e 1994). Estimulada, em especial pela colega Martha Carvalho, participou ativamente da vida institucional: reuniões setoriais e gerais; foi eleita, sucessivamente, Suplente do Conselho Departamental, Representante Titular da Categoria de Professor Doutor junto ao Conselho do Departamento, Representante Titular da Categoria de Professor Doutor na Congregação da FEUSP (1991-1993) e, por último, Representante Titular Docente junto ao CTA/FEUSP (1994-1995). Além de bancas, mesas-redondas, seminários, congressos e assessoria na FAPESP.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a luta pelo voto secreto no EDF, para composição do Conselho Departamental e a eleição do novo chefe do Departamento. Eleger o colega Prof Evaldo Amaro Vieira, representava a possibilidade de gestão mais democrática. Também registrou que, embora a FEUSP fosse uma instituição difícil, não o foi para ela após o período inicial de adaptação. Nos períodos em que foi representante docente na Congregação e no CTA, as reuniões transcorreram sem maior tensão, com relações pessoais cordiais. Registrou ainda que, embora o tempo de serviço na FEUSP possa ser considerado pouco por critério apenas numérico, tem certeza que colaborou e produziu o máximo possível nas condições dadas.