Memória do Corpo Docente – João Pedro da Fonseca

JOÃO PEDRO DA FONSECA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

João Pedro da Fonseca nasceu em 11 de agosto de 1943, na cidade de Jacuí, Minas Gerais.
Em 1971 formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1978 concluiu seu Mestrado e em 1987 seu Doutorado.
Trabalhou na Valisère S/A; Companhia Atlantic de Petróleo e no Banco do Brasil S/A.
Iniciou sua atuação na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1972, como auxiliar de ensino. Integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, ministrando as disciplinas: Estrutura e Funcionamento do ensino de primeiro e segundo graus para os cursos de Pedagogia e Licenciatura; Princípios e Métodos de ensino de Administração Escolar e Problemas Especiais de Administração Escolar.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a orientação de alunos de Mestrado e Doutoramento; atuação em várias Comissões: Biblioteca; Compras; Licenciatura; Pesquisa; exerceu a Vice-chefia de Departamento e representante em Congregação. Participou em Eventos: Congressos; Simpósios de Administração Escolar; Educação Infantil e Alimentação escolar; foi assistente de Direção pro tempore (1 ano) da FEUSP.
Também registrou que tendo dedicado muito tempo à atividades administrativas, não preocupou-se em atender ao imperativo “publique ou morra”, embora não ignorasse as consequências dessa opção. Nas palavras do biografado: “Nesse mesmo sentido, não hesitei em aceitar o cargo de assistente de direção da Escola de Aplicação, pois era crítica a situação pela qual passava a “escola de demonstração”, herdada do Centro Regional de Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação.” Também que foi marcante a tensão vivida por muitos professores, diante da condução da Reforma da Previdência. Ainda nas palavras do biografado: “Eu não tinha intenção de me aposentar, mas incertezas, dúvidas e insegurança foram aumentando à medida que os trabalhos iam adiantando. Decidi consultar um advogado previdenciário para avaliar o grau de riscos que corriam os que estavam completando o tempo de serviço e de contribuição. Depois de uma preleção a respeito de direito adquirido e expectativa de direito, o advogado concluiu que a decisão dependia do grau de confiança depositada nos governantes.
Como eu já tinha entrado com o pedido de contagem do tempo, completado o tempo de contribuição e de serviço para a aposentadoria integral, a Reitoria me informou e já me tomou as medidas necessárias para efetuar o processo. Surpreendentemente, em pouco tempo tudo estava encaminhado e a publicação no Diário Oficial aconteceu.”
Publicou inúmeras resenhas, principalmente na Revista da Faculdade de Educação; artigos em revistas e participou de publicações coletivas, com capítulos de livros.