Memória do Corpo Docente – Idméa Semeghini-Siqueira

IDMÉA SEMEGHINI-SIQUEIRA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Idmea Semeghini Prospero Machado De Siqueira nasceu em 11 de março de 1946 na cidade de Itápolis, Estado de São Paulo.
Oriunda de escola pública, em 1967 formou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1970 concluiu o Mestrado em Língua Portuguesa e em 1967 em Linguística, pela mesma instituição.
Trabalhou como professora de Português e Francês no EF e EM da Escola Estadual MMDC em São Paulo (1967 a 1971); docente de Linguística e Fonética / Fonologia na FFLCH; professora de Letras (Linguística e Semiótica), Administração (Língua Portuguesa), Educação Artística (Fundamentos de Comunicação e Expressão Humana) e Pedagogia (Literatura Infantil e Juvenil) na Universidade São Judas Tadeu; coordenou a elaboração de dois livros para professores de 3ª e 4ª séries do EF I, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1976-1979); atuou como professora visitante no Instituto de Psicologia da USP (1988 a 1990) e participou de dois Grupos de Pesquisa: Ciência Cognitiva / Neurociência, coordenado por: Henrique Shützer Del Nero e Educação para a Cidadania, coordenado por Alfredo Bosi (1990 a 1997).
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1996 onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: letramento e alfabetização; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa I e II e na Pós-Graduação.
Atuou na supervisão de estágios; participou das reuniões do Conselho do EDM, por duas décadas; Comissões de Pós-Graduação, Pesquisa e Biblioteca, foi Presidente da Comissão de Biblioteca da FEUSP, por dez anos; atuou em projetos interunidades com a ECA-USP e o MAC-USP (1999) e PROCAD-NF/CAPES (2010); participou da criação e da organização de várias edições do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (SMELP) da USP. No XII Seminário, atuou na coordenação do evento (2013) e coordenou a elaboração de um dossier, referente à Profa. Dra. Maria do Carmo Santos Domite, para concorrer ao Prêmio USP – Trajetória pela Inovação- In Memoriam (2019).
Aposentou-se em 2016 e desde então, permanece atuando como Profa. Sênior, na pós-graduação e coordenando o Grupos de Pesquisa (GP) Diversidade Cultural, Linguagem, Mídias e Educação (DICLIMEduc) e participando do GP Contextos Integrados de Educação Infantil (CIEI).
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, sua coordenação da Área de Linguagem, no âmbito do projeto: “Interculturalidade e Bilinguismo nas escolas das aldeias indígenas”, no curso “Formação Intercultural Superior do Professor Indígena” (FISPI) do Estado de São Paulo (2005 a 2008). O curso era presencial, os professores indígenas frequentavam as aulas uma semana por mês na FEUSP e ficavam alojados em hotel. Sua participação no projetos de Cooperação Internacional CAPES-COFECUB – “A gestão da violência e da diversidade na escola”, na França (2001 a 2004), e CAPES-GRICES – “INFÂNCIA: formação/pesquisa/inovação”, em Portugal (2005 a 2008). Sua coordenação do projeto “Aprender a ler e a escrever em diferentes disciplinas em escola pública”, em colaboração com Christine Barré-De Miniac e equipe do IUFM/Grenoble-LIDILEM / Université Stendhal Grenoble III (2001 a 2002).
Bolsa da CAPES para realizar o Pós-Doutorado na Université Paris 13 com o Prof. Jean Biarnès (2002).
Ainda destacou a parceria com o Max Bernard Butlen da Université Cergy-Pontoise / França (com subvenção da AUCANI-USP), no 1º semestre de 2017, na FEUSP, ministrando juntos a disciplina concentrada EDM 5177: “Os desafios de ampliar oportunidades e capacidades de LEITURA, desde a INFÂNCIA, para constituição de leitores em países com fortes desigualdades sociais”. Participou do desenvolvimento do Projeto “LINGUAGENS na ARTE-TIC-TECA” (2016 e 2018), a ser alocado na Biblioteca Universitária da FEUSP. Para concretização desse projeto, dois dos seus acervos, em constituição desde a década de 60, com mais de 6.000 livros na área de humanas, serão doados à Biblioteca da FEUSP. São livros de Arte Visual & Literatura Infantil e livros de diversas áreas do conhecimento. Para a instalação desse projeto, na gestão do diretor Marcos Garcia Neira, foi assegurada subvenção e, a partir de 2019, a denominação passou a ser “SALA DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS”, contando também com a colaboração das professoras Tizuko Morchida Kishimoto e Monica Appezzato Pinazza.
Publicou o livro Biblioteca Pública / Biblioteca Escolar de país em desenvolvimento: diálogos para reconstrução de significados com Base no Manifesto da UNESCO (2000); coordenou a publicação do livro Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: formação docente, inovação e aprendizagem significativa (2015), dentre outros.