Memória do Corpo Docente – Heloisa Dupas Penteado

HELOISA DUPAS DE OLIVEIRA PENTEADO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Heloisa Dupas de Oliveira Penteado nasceu em 26 de agosto de 1939 na cidade de Pirassununga, São Paulo.
Em 1962 formou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual FFLCH) da Universidade de São Paulo e em 1964 graduou-se no curso de Licenciatura da Faculdade de Educação (FEUSP) da USP. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1980 concluiu o Mestrado em Sociologia pela FFLCH e em 1987 doutorou-se em Educação pela FEUSP. Em 1996 completou pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Trabalhou como professora primária no curso Normal do Instituto de Educação Otoniel Mota em Ribeirão Preto em 1958. Nesta instituição ganhou a cadeira prêmio por ter formado com nota acima de 9, maior nota do curso, lhe dando o direito de começar a lecionar no Ensino Primário Estadual como professora efetiva. Passando a trabalhar na cadeira efetiva do Grupo Escolar da Fazenda São Martinho, na época Município de Guariba, Delegacia de Ensino de Jaboticabal; lecionou Sociologia no curso Normal em Taquaritinga, na Escola Normal de Monte Alto e no GEPE 4, Unidade do Ginásio Experimental; foi pesquisadora no Ginásio Experimental Oswaldo Aranha, por seis anos e orientadora da equipe de professores no Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental da Lapa (GEPE 1).
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1973 onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, onde ministrou a disciplina Prática de Ensino de Ciências Sociais.
Contou que em um dado momento, enquanto dava aula de Estudos Sociais com alunos de uma Unidade do GEPE, uma senhora muito aflita abriu, intempestivamente, a porta da sala de aula e perguntou: “Você é a Heloisa, aluna na Pós-graduação de Ciências Sociais com a Professora Aparecida Joly Gouveia?” Após a confirmação, ela se apresentou como Pedagoga, Professora de Prática de Ensino de Ciências Sociais na FEUSP e que a Dra. Aparecida, por ela consultada, a indicou para dar aula desta disciplina no lugar dela. E afirmou muito aflita: “Para dar aula de Prática de Ensino para alunos de Ciências Sociais, somente alguém das Ciências Sociais.” Respondeu que estava no meio de uma aula, convidou-a para sentar e que depois conversaria. Ao encontrar e conversar com a Dra Amélia Americano, então chefe do EDM, afirmou que nunca havia lecionado no ensino superior, ao que ela respondeu: “O que precisamos na Universidade é de docentes que formam professores pesquisadores de sua prática docente”.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, em 2010, a organização do grupo de Pesquisa do CNPq intitulado “Pesquisa e Ensino: Pedagogia da Comunicação e Formação de Professores”, junto com a Professora Dra. Elsa Garrido. Do grupo foi publicado o livro “Pesquisa-ensino: A comunicação escolar na formação do professor” pela editora Paulinas em 2010. Sua participação no grupo de psicodrama dirigido pelo psiquiatra Dr. Ronaldo Pamplona Teixeira da Costa e que, posteriormente,passou a utilizar o psicodrama sócio-educativo em seu curso de Práticas e Ensino de Ciências Sociais e também no ensino de 1º grau. Escreveu o livro “Psicodrama, televisão e formação de professores” publicado pela editora Junqueira & Marin, em 2007.
Destacou também o seu prazer e admiração por ter na FEUSP convivido com professores de alto gabarito e expressiva participação. Em especial, prestou homenagem às inesquecíveis professoras Mariazinha Resende e Fusari e Nídia Nacib Pontuschka, em memória.
Publicou os livros: A TV e os adolescentes: a sedução dos inocentes ( 1983); Televisão e Escola: Conflito ou Cooperação? (1991); Metodologia do Ensino de História e Geografia (1994), em que relata sua experiência em docência de História e Geografia, caracterizada pela tradução da teoria piagetiana; Meio Ambiente e Formação de Professores (1994), com o objetivo de estar produzindo um material de ensino de Práticas de Ensino de Ciências Sociais; Pedagogia da Comunicação: Teorias e Práticas (1998); Comunicação Escolar: Uma Metodologia de Ensino (2000), dentre outros.