Memória do Corpo Docente – Helenir Suano

HELENIR SUANO

(Minibiografia baseada em informações contidas no Currículo Lattes.)

Helenir Suano possui graduação em Administração Escolar e Supervisão Escolar pela Universidade de São Paulo(1972), especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais João Pinheiro(1966), mestrado em Administração Escolar e Supervisão Escolar pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo(1975). Atuou principalmente nos seguintes temas: Administração, Atualização, Educação.
Iniciou seu trabalho docente na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) em 1973, onde integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Fez parte da criação do Centro de Estudos do Imaginário, Cultura e Educação (CICE), em 1994, junto com os professores José Carlos de Paula Carvalho, Maria Cecília Sanchez Teixeira e Maria do Rosário Silveira Porto, junto à Área Temática da Pós-Graduação: “Cultura, Organização e Educação” e ao EDA.
Aposentou-se em 1996.
Dentre seus trabalhos publicados, encontra-se: Relações de autoridade: diretor e professores em escolas estaduais de primeiro grau: resultados preliminares (1980), orientada por Moyses Brejon e Cultura e imaginário sócio-organizacional: um estudo sócio-antropológico no universo de uma organização educativa (1993), orientada por José Carlos de Paula Carvalho.
Faleceu em setembro de 2007.