Memória do Corpo Docente – Helena Coharik Chamlian

HELENA COHARIK CHAMLIAN

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Helena Coharik Chamlian nasceu em 13 de julho de 1947 na cidade de São Paulo.
Em 1969 formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (atual FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e Habilitação em Supervisão Escolar em 1970 na Faculdade de Educação (FEUSP) da USP . Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1978 concluiu o Mestrado em História e Filosofia da Educação e em 1988 doutorou-se em Educação pela FEUSP.
Trabalhou como professor de no Cursinho do Grêmio da USP (1969); Monitora de
Cursos de Aperfeiçoamento do Centro Regional de Pesquisas Educacionais (CRPE) em cursos semestrais (1970); Técnica de Administração Escolar na Coordenadoria do Ensino Superior do Estado de São Paulo (CESESP), vinculada à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A Coordenadoria congregava os Institutos Isolados do Ensino Superior do Estado de São Paulo. Em 1976, a CESESP foi transformada na Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). E, em 1977, foi lotada na Secretaria Geral da Reitoria, exercendo a função de Chefe de Seção (programas e currículo), até 1978.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1971 onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Sua experiência na área de Educação concentra-se na “Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores”, atuando nos seguintes temas: formação de professores, didática, relação pedagógica, formação continuada e formação pelas histórias de vida.
Além disso, coordenou o Grupo de Pesquisa: “A profissão docente: desafios contemporâneos”. Foi Presidente da Comissão Coordenadora de Curso (1993 e 1997); Assessor Científico da FAPESP (desde 1996); Consultora “AD HOC” do CNPq (1997 a 1998); Assessora junto ao Conselho Estadual de Educação (1999); Membro titular eleito da Comissão de Pós-Graduação (2000 a 2006); Coordenadora da Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) e Estágio de Docência da CAPES na FEUSP (2000 a 2008); Coordenadora brasileira do projeto “CAPES-COFECUB” – “A Gestão da Violência e da Diversidade na Escola” (2001 a 2005); Coordenadora do Projeto FAPESP de Melhoria do Ensino Público – “A Gestão da Violência e da Diversidade na Escola (2002 a 2004); Representante da FEUSP, no Encontro Internacional das Faculdades de Educação filiadas ao INTERNATIONAL ALLIANCE OF LEADING EDUCATION INSTITUTES (IALEI), que gravitou em torno da temática: Multiculturalismo e Educação, em Singapura (2010) e Membro do Comitê Científico do IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (IX CIPA) “Narrativas em tempos incertos: democracia, memórias e utopias” – a se realizar, na UnB, em Brasília-DF (2020). Aposentou-se em 2008.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, sua Livre-Docência em Educação pela FEUSP.
Foi agraciada com o “Prêmio Instituto Unibanco” de 2007, com a pesquisa “A gestão da violência e da diversidade na escola”, na Categoria Formação de Professores no Ensino Médio.
Atualmente é professora aposentada, e ainda mantém vínculo, como Professora Sênior, na mesma universidade. Nos últimos anos, tem se dedicado à questão da formação do professor universitário, seja pela oferta da disciplina “A formação do professor universitário” no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP, seja pelo desenvolvimento da temática da formação desses professores pelas histórias de vida, mediante a oferta de ateliês biográficos. Suas investigações atuais têm se concentrado no levantamento e análise da produção sobre o tema da formação do professor universitário nos principais periódicos científicos pertinentes do país.