Memória do Corpo Docente – Heládio Antunha

HELÁDIO CÉSAR GONÇALVES ANTUNHA

Heládio César Gonçalves Antunha ingressou como estudante na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual FFLCH) da Universidade de São Paulo no ano de 1945.
Foi professor da mesma instituição e com o desdobramento desta faculdade, em 1969, integrou o corpo de primeiros docentes que deu início à Faculdade de Educação da USP, atuando no EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, como assistente doutor. Em 1971 apresentou sua tese de livre-docência na Faculdade de Educação da USP, depois publicada no livro Universidade de São Paulo – Fundação e reforma (CRPE/MEC, 1974).
Um dos seus mais importantes trabalhos é intitulado “Reforma de 1920 da instrução pública do Estado de São Paulo” (1967), orientado por Laerte Ramos de Carvalho, tendo como eixos centrais a reforma do ensino e ensino público. Sua primeira produção registrada no repositório da USP é intitulada “Capacitação do pessoal do magistério: ensino médio” (1966), orientado por Elza Rodrigues Antunha Martins.