Memória do Corpo Docente – Doris Accioly e Silva

DORIS ACCIOLY E SILVA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Doris Accioly e Silva nasceu em 31 de dezembro de 1952 na cidade de Araguari, Minas Gerais.
Em 1975 formou-se em Ciências Sociais pela Faculdade Barão de Mauá de Ribeirão Preto/SP. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1995 concluiu seu Mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Campus de Araraquara e em 2005 doutorou-se em Ciências Sociais pela mesma instituição.
Trabalhou como professora de Estudos Sociais do Colégio Pequeno Príncipe em Ribeirão Preto (1974 a 1977); professora da Educação Básica nos Colégios Estaduais Maria Petronila Monteiro e Carlos Maximiliano na cidade de São Paulo (1977 a 1987); professora de Filosofia na Fundação Armando Alvares Penteado Faculdade de Comunicação (1978 a 1996); professora de História das Ideias Políticas e Sociais, Teoria Antropológica e Sociologia da Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema (1983 a 1988); professora de Sociologia, Fundamentos das Ciências Sociais, Sociologia Aplicada ao Serviço Social e Sociologia Aplicada à Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985 a 1988) e professora de Teoria Geral da Educação da Universidade Estadual Paulista – Campus Araraquara (1996 a 2002).
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 2002 onde integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.
Ministrando as disciplinas Política e Organização da Educação Básica (POEB) para Licenciatura; Seminários de Cultura Escolar e Metodologia e Prática de Ensino. Na Pós-Graduação, ministrou a disciplina Cultura e Educação na visão de mundo anarquista.
Foi Membro do Conselho do EDA; Membro da Congregação da FEUSP como representante dos professores doutores; Membro do Centro de Memória da Educação da FEUSP e das comissões de Cultura e Extensão, Pesquisa, Graduação, Espaços, Revalidação de diplomas e transferência. Representante da FEUSP junto ao Conselho do Instituto de Estudos Brasileiros e junto ao Conselho do Monumento Nacional Ruína São Jorge dos Erasmos. Campus de Santos. Participou da Comissão Organizadora da Semana de Educação da FEUSP por diversos anos.

Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a participação em comissões organizadoras de movimentos reivindicatórios de professores; organização de seminários e simpósios; organização, junto com a professora Carmen Sylvia Vidigal Moraes, do Curso de Pós-Graduação sobre Educação Libertária, ministrado pelo prof. Dr. Pere Solà da Universidade Autônoma de Barcelona; participação em bancas de defesas de teses de alunos da FEUSP; participação no grupo de estudos de Educação e Cultura Libertárias do Centro de Memória da Educação da FEUSP e Convite e organização de palestras com as Profa.s Dras.: Dulce Whitaker, Olgair Gomes Garcia, Lúcia Fabrini de Almeida e Maria Inês Cabral.