Memória do Corpo Docente – Cláudia Pereira Vianna

CLÁUDIA PEREIRA VIANNA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Cláudia Pereira Vianna nasceu em 30 de setembro de 1959, em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Em 1981 formou-se em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1992 concluiu o Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em 1999 Doutorou-se em Educação pela Faculdade de Educação (FEUSP) da Universidade de São Paulo (USP).
Trabalhou como assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas (FCC) de São Paulo, entre 1985 e 1992.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1992 onde integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, ministrando as disciplinas Política e Organização da Educação Básica (POEB) e disciplinas eletivas na área de Relações de Gênero e Educação, intituladas Escola e Relações de Gênero e Trabalho, Educação e Gênero. Na Pós-Graduação orientou na área de Educação e Relações de Gênero.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o registro do grupo de pesquisas Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES) no CNPq em 1999, junto com a professora Marília Pinto de Carvalho. O grupo de pesquisas permanece atuante na FEUSP e responsável pela formação de mais de 80 estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em 2020 lançou a coletânea Gênero e Educação: 20 anos construindo conhecimento, em comemoração às duas décadas de trabalho.
Ainda destacou a importância da retomada sistemática do ensino e da pesquisa sobre educação e relações de gênero no âmbito da FEUSP de maneira institucionalizada por meio da contratação de professoras com formação específica e experiência na temática, que podem atuar na graduação e na pós-graduação desenvolvendo pesquisas, orientando, formando e aprofundando as intersecções entre gênero, sexualidade, política educacional e cotidiano escolar na perspectiva teórica dos estudos de gênero.

Cláudia Vianna ainda atua como professora sênior na Pós-Graduação e na pesquisa como bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D pelo CNPq.