Memória do Corpo Docente – Circe Maria Fernandes Bittencourt

CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOURT

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Circe Maria Fernandes Bittencourt nasceu em 15 de agosto de 1945 em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Em 1967 formou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1969 concluiu pós-graduação em Metodologia e Teoria de História pela mesma instituição. Em 1988 obteve Mestrado e em 1993 doutorado em História Social pela FFLCH.
Trabalhou como professora de História, no ensino fundamental e médio, na rede particular (1968 a 1976) e pública, entre 1970 a 1976, no bairro do Piqueri e de 1977 a 1985 na escola EEPSG Architiclino Santos, no Parque Continental, ambas em São Paulo.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1985 onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, como Professora de Prática de Ensino de História e na Pós-Graduação ministrou disciplinas sobre História dos Currículos e Disciplinas Escolares e sobre História dos Livros Didáticos. Aposentou-se em 1999, mas manteve pesquisa e orientação na Pós-Graduação até 2007.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o período inicial da constituição do curso de Prática de Ensino de História (ou de Metodologia do Ensino de História I e II), em que trabalhou com a professora Elza Nadai.
Desde a constituição da FEUSP, Elza foi a única professora da disciplina e enfrentava diversos problemas em relação à questões de metodologia do ensino e aprendizagem e a organização e acompanhamento dos estágios em escolas da rede para um grande números de alunos (média de 140 alunos entre cursos diurnos e noturnos). No mesmo período desenvolveu seu mestrado sobre a história do ensino de História. Nas palavras da biografada: “Tema novo que realizei junto à pós-graduação em História Social da USP e, posteriormente, meu doutorado sobre a história dos livros didáticos brasileiros. Período em que tive o privilégio de uma bolsa sanduíche na França e que proporcionou novas perspectivas epistemológicas para o trabalho sobre formação docente, tanto no campo historiográfico quanto das metodologias do ensino de História, a partir das co-orientações de André Chervel e de Alain Choppin no Institut national de recherche pédagogique (INRP) e com Henri Moniot (Paris VII).” No período inicial de consolidação da disciplina e início das orientações em cursos de Pós-graduação, ocorreu uma interrupção causada pelo falecimento de Elza Nadai em 1995.
Após sua aposentadoria, retornou à FEUSP para construção do acervo de obras didáticas e criação de um Banco de Dados, denominado LIVRES, através do apoio do Projeto Temático da FAPESP, entre 2003 a 2007 e apoio de outras instituições nacionais e internacionais. Escreveu o livro Ensino de História, Fundamentos e Métodos, publicado em 2004. Obra fundamentada em suas experiências nos cursos e estágios dos alunos de graduação e pesquisas dos orientandos que contribuíram para referenciar estudos sobre o conhecimento escolar e metodologias de ensino e aprendizagem de História.
Ainda destacou que, enquanto professora do EDM, teve o privilégio de compartilhar a vida acadêmica com muitos colegas: Myriam Krasilchik, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Silvia Frateschi, Manoel Oriosvaldo de Moura e outros. Em especial, registrou as vivências com a professora de Metodologia de Ensino de Geografia, Nídia Nacib Pontuschka. Criaram juntas o Laboratório de Ensino e Pesquisa de História e Geografia, espaço em que ministravam suas disciplinas e realizaram viagens interdisciplinares a lugares próximos a São Paulo com os futuros professores. Na Pós-Graduação, entre 1995 a 1997, desenvolveram um projeto interdisciplinar sobre o Meio Ambiente com o tema Águas em São Paulo, junto com professores e alunos da rede municipal. Desse projeto resultou a produção de três vídeos, articulados à pesquisadores da ECA – USP, sobre a história dos problemas de enchentes e lutas dos moradores da periferia urbana na obtenção de água encanada e a história do fornecimento e abastecimento de água, a partir do final do século XIX, com a criação da SABESP. Também realizaram pelo Laboratório de História e Geografia cursos de formação de professores indígenas (Terena, Kadiwéu, Guarani, Timbira), com apoio do Centro de Trabalho Indigenistas (CTI) e que resultou na continuidade de estudos sobre a história da educação indígena a partir do contato com o europeu em diversas pesquisas de Pós-Graduação.
Compartilhou com Marta Carvalho e Carmen Sylvia Vidigal a criação do Centro de Memória da Educação da FEUSP (1990) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores do Projeto Temático da FAPESP Saberes e Práticas em Fronteiras: por uma história transnacional da educação ( 1810-…), coordenado pela Dra.Diana Vidal e Dra. Carlota Boto, desenvolvendo pesquisas de armazenamento e digitalização de acervos de manuais escolares brasileiros na Biblioteca do Livro Didático (BLD/FEUSP) e de outras bibliotecas por intermédio da atualização do Banco de Dados LIVRES.