Memória do Corpo Docente – Beatriz Alexandrina de Moura Fetizon

BEATRIZ ALEXANDRINA DE MOURA FETIZON

(Minibiografia baseada em informações contidas no site da FEUSP.)

Beatriz Alexandrina de Moura Fetizon nasceu em 1929.
Concluiu o Mestrado em 1978 em História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com dissertação intitulada “Educar professores? – A formação dos professores níveis II e III e o papel da Universidade de São Paulo” e em 1986 o Doutorado, na mesma área, com a tese intitulada “Subsídios para o estudo da Universidade de São Paulo.”
Foi docente da FEUSP, onde integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Em 1992 tornou-se professora emérita aposentada, mas continuou atuando em bancas examinadoras de pós-graduação na FEUSP.
Não gostava da denominação formal de “professora inativa”. De acordo com entrevista concedida à Associação de Docentes da USP, Adusp, 2011, ela diz: “Eu me considero aposentada, porém não inativa. Aliás, eu costumo dizer que viver não é estar respirando em bomba de oxigênio, mas agir. Eu estou aposentada, mas estou viva, e de qualquer maneira estou ligada à universidade porque foi meu trabalho, minha vida”, diz Beatriz, que mesmo após a aposentadoria, continuou filiada à Adusp.
Faleceu no dia 28 de setembro de 2019, aos 90 anos de idade.