Memória do Corpo Docente – Antônio Joaquim Severino

ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Antônio Joaquim Severino nasceu em 03 de outubro de 1941 na cidade de Carmo do Rio Claro em Minas Gerais.
Em 1964 Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica.
Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1964 completou seu Mestrado em Filosofia pela mesma instituição e em 1972 doutorou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Trabalhou como professor de Filosofia da Educação na PUC-SP e em outras Faculdades do Estado de São Paulo.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1986, onde integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação,
ministrando a disciplina Filosofia da Educação. Foi chefe do Departamento e presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG). Aposentou-se em 2010.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a defesa da Livre Docência (2000) e do Concurso de Titularidade (2003).
Registrou que os 23 anos na FEUSP muito agregaram em sua vivência acadêmica, dando a ele maior conhecimento e sensibilidade à educação pública, bem como à experiência da pesquisa na área.