Memória do Corpo Docente – Amaury César Moraes

AMAURY CÉSAR MORAES

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Amaury César Moraes nasceu em 03 de setembro de 1957 na cidade de São
Paulo/SP.
Em 1980 formou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e em 1989 em Filosofia pela mesma instituição. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1991 concluiu Mestrado em Ciência Política pela FFLCH e em 1997 tornou-se Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FEUSP) da USP.
Trabalhou como professor de Sociologia em cursos de Ensino Médio, Publicidade e Acadêmico. Também lecionou Filosofia da Educação em curso de Magistério; História, EMC, OSPB para curso supletivo do Ensino Fundamental e Médio em escolas privadas e públicas entre os anos de 1978 a 1989.
A partir dos anos 90 trabalhou como Sociólogo II na Secretaria de Habitação da
Prefeitura Municipal de Santo André (1991-1993); Professor de Filosofia para Ensino Médio em escola pública (1990-1993) e Professor de Filosofia Geral para Cursos Superiores (Pedagogia, Letras, Psicologia) em universidades privadas (1992-1997).
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1994 onde
integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação,
lecionando Filosofia da Educação. Entre 1997 a 2016 integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, lecionando Metodologia do Ensino de Ciências Sociais I e II e Licenciatura em Ciências Sociais. Como docente substituto lecionou Metodologia do Ensino de Filosofia: Licenciatura em Filosofia I e II nos anos de 1998; 1999; 2001; 2008 a 2013, no mesmo departamento. Foi professor responsável pela Disciplina EDM 5028 Presença do Discurso Pedagógico em Outras Linguagens: Cinema, Teatro e Literatura. Entre 1998 a 2016 atuou na Pós-Graduação nas áreas de Linguagem e Educação e Sociologia da Educação. Também foi membro do Conselho do
EDM; Membro da Comissão de Graduação; Membro da Comissão de Pós-graduação e Coordenador da Área de Linguagem e Educação.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a
reforma e atualização dos programas das disciplinas de Metodologia de Ensino e de Ciências Sociais I e II que realizou. Tornando-os mais coerentes, em suas palavras. Como professor de Metodologia de Ensino de Ciências Sociais e de Filosofia, a convivência com os professores José Mário Pires Azanha e Denice Bárbara Catani. Na Reforma da Licenciatura sugeriu a mudança do nome de “Projeto” de Formação de Professores para “Programa” de Formação de Professores, uma vez que o termo Projeto sugere um conceito temporário e Programa ser equiparável ao de pós-graduação. Destacou, ainda, algumas bancas de defesa e de concursos e participação em Reuniões de Conselho ou Geral do Departamento.