Memória do Corpo Docente – Alice Vieira

ALICE VIEIRA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Alice Vieira nasceu em 22 de fevereiro de 1942 em São Paulo, capital.
Em 1971 formou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1979 concluiu seu Mestrado em Literatura Portuguesa, no Departamento de Letras da FFLCH e em 1988 tornou-se Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FEUSP) da USP.
Cursou francês em Montpellier na França, cidade onde morou durante 4 anos.
Trabalhou como professora de português e francês em escolas do Estado e no
Cursinho pré-vestibular do Objetivo e em uma escola particular.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1972 onde
integrou o EDM – Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada, lecionando na disciplina, designada na época, Prática de Ensino de Português. Em 1996 aposentou-se, entretanto, continuou lecionando na Pós-Graduação até 2011.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a
parceria com a professora Gláucia, de inglês, em que iniciaram mini-cursos de português e inglês para alunos de outras unidades e da comunidade USP. Os professores eram os alunos de Prática de Ensino, que atuavam como estagiários. Destacou, ainda, saudosamente as reuniões que ocorriam toda sexta-feira, onde o departamento discutia problemas relativos ao ensino. Depois da reunião sempre almoçavam em um restaurante perto da Faculdade.