48.04.00160 - Cultura digital integrando tecnologias e educação (curso de difusão - introdução)
Período: 21/10/2024 a 01/11/2024
Período: 21/10/2024 a 01/11/2024
Ementa | Resumo
A formação inicial de professores nem sempre contempla as necessidades específicas para o professor utilizar os recursos tecnológicos digitais em suas aulas, e, por muitas vezes, a formação continuada também não oferece oportunidades para o professor colocar em prática e refletir sobre o que aprendeu. Um curso de difusão introdutório sobre a temática da Cultura Digital por meio da articulação das tecnologias digitais no âmbito educacional pode se tornar uma alternativa para estas questões, de forma a oferecer oportunidades para uma participação ativa dos professores em formação inicial e continuada, envolvendo-se em todos os aspectos desde o planejamento, aplicação e avaliação das ações, analisando a experiência com materiais diversos e de baixo custo com o intuito de proporcionar aos participantes a vivência na cultura digital.
A proposta de um curso intridutório com o:
Objetivo
● Integrar as tecnologias digitais na prática docentes de professores da Educação Básica a partir da leitura crítica e produção de mídias, desafiando a influência e poder das desordens informacionais científicas, com foco nas justiças social e equidade.
Objetivos específicos
● Entender as bases do letramento científico-midiático crítico;
● Organizar a rotina com as novas ferramentas digitais;
● Estabelecer um diálogo crítico e criativo sobre o uso de IA na educação;
● Identificar o que caracteriza a desinformação, compreendendo os impactos sociais, políticos e educacionais da disseminação de informações falsas;
● Identificar ferramentas pedagógicas para o uso responsável das mídias sociais na educação;
● Promover a inclusão digital criticamente na modalidade da EJA.
A proposta de um curso intridutório com o:
Objetivo
● Integrar as tecnologias digitais na prática docentes de professores da Educação Básica a partir da leitura crítica e produção de mídias, desafiando a influência e poder das desordens informacionais científicas, com foco nas justiças social e equidade.
Objetivos específicos
● Entender as bases do letramento científico-midiático crítico;
● Organizar a rotina com as novas ferramentas digitais;
● Estabelecer um diálogo crítico e criativo sobre o uso de IA na educação;
● Identificar o que caracteriza a desinformação, compreendendo os impactos sociais, políticos e educacionais da disseminação de informações falsas;
● Identificar ferramentas pedagógicas para o uso responsável das mídias sociais na educação;
● Promover a inclusão digital criticamente na modalidade da EJA.
Público
Alunos de Graduação
Licenciandos (formação inicial)
Professores da Educação Básica
Licenciandos (formação inicial)
Professores da Educação Básica
Programação
Horários e Locais:
21/10/2024 - 08:00 às 22:00 - Plataforma Online
01/11/2024 - 08:00 às 22:00 - Plataforma Online
21/10/2024 - 08:00 às 22:00 - Plataforma Online
01/11/2024 - 08:00 às 22:00 - Plataforma Online
Organização
Agnaldo Arroio - EDM
Estudantes da disciplina EDM699 - Introdução ao Letramento Midiático e Informacional
Estudantes da disciplina EDM699 - Introdução ao Letramento Midiático e Informacional
Inscrições de participação: on line pelo site (clique aqui)
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br