"Wittgenstein and the problem of dogmatism: how to deal with complexity". (Professor Oskari Kuusela da Universidade de East Anglia, Reino Unido)
Período: 14/06/2024 a 14/06/2024
Oskari Kuusela da Universidade de East Anglia (Reino Unido) irá abordar o tema da constituição dos sentidos linguísticos e os limites da IA, a partir da perspectiva filosófica de Wittgenstein. Os dois problemas filosóficos centrais a serem tratados por ele é o do dogmatismo (e como evitá-lo) e o da simplificação sem falsificação na IA, temas cruciais para a prevenção de determinadas práticas pedagógicas que se apóiam em tecnologias educacionais, como temos presenciado na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que está implementando aulas digitais geradas pelo chatGPT, a serem ministradas pelos professores da rede. Outros tópicos a serem abordados com implicações menos diretas mas também fundamentais para se pensar conceitos educacionais problemáticos são, entre outros, a concepção de significado na esteira de Wittgenstein, linguagem como conceito organizado por semelhanças de família, aplicação da lógica e possíveis relações entre lógica e pragmática.
Docentes e pesquisadores da área de Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Linguagem
14/06/2024 - 09:00 às 11:00 - Plataforma Online
Cristiane Maria Cornélia Gottschalk - EDF
Rafael Lopes Azize (Universidade Federal da Bahia)