Através das águas: educação e os bantu pelo mundo
Período: 19/03/2024 a 22/03/2024
Neste seminário será refletido sobre a importância das culturas bantu provenientes dos povos da África Central para a formação da sociedade brasileira com ênfase em seus aspectos educacionais e filosóficos no Brasil e em Cuba. Não se trata de listar produtos da cultura, como elementos fixos de um legado estático, mas identificar estruturas, dinâmicas e aportes a partir dos quais é possível redimensionar a atualidade e a importância dos conhecimentos banto para a formação de culturas nacionais no Brasil e em outras localidades da América. Para o diálogo, estão presentes o Taata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno) liderança do Inzo Tumbansi e presidente do Ilabantu), a Profa. Dra Yumei de Isabel Labañino Morales (Instituto Politécnico Nacional do México), o Prof. Dr. Vagner Gonçalves da Silva (FFLCH/USP) e Rosenilton Silva de Oliveira (Feusp). Completa a programação do evento o lançamento do livro "Através das Águas: Os Bantu na Formação do Brasil" (Feusp/Hucitec), com a presença das autoras e autores que contribuíram com a coletânea.
Pesquisadora(e)s e Interessados em geral
Professores da Educação Básica