NOVAS PERSPECTIVAS EM VIGOTSKI
Período: 23/02/2024 a 23/02/2024
No dia 23, às 15h, acontece, no auditório da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), em São Paulo, o colóquio Novas Perspectivas em Vigotski, com lançamento do livro e a participação das organizadoras, Profas. Gisele Toassa e Priscila Nascimento Marques, e mediação da Professora Elizabeth dos Santos Braga, da FEUSP. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Linguagem, Memória e Subjetividade (GPLIMES), pelo Grupo de Pesquisa VERCHÍNA (Fundamentos da Psicologia Vigotskiana) e pela Editora Mireveja, o evento tem entrada franca.
Segundo Gisele Toassa, pesquisadora da Universidade Federal de Goiás, "o livro apresenta questões fundamentais, seja para quem está se apropriando da psicologia vigotskiana, graduandos, por exemplo, seja para quem já pesquisa Vigotski e quer avançar a partir de discussões atuais acerca de sua trajetória e de pontes com outras áreas do conhecimento". Como exemplo, ela destaca a relação de Vigotski com o filósofo Baruch Espinosa, ainda pouco estudada no Brasil. "Vale destacar, ainda, as relações que o livro traça entre a obra de Vigotski e a arte russa, fruto de uma pesquisa intensa de Priscila Marques", completa Gisele. “Novas perspectivas em Vigotski” também tece conjecturas a respeito da contribuição da psicologia histórico-cultural para os estudos do cérebro e da neuropsicologia a partir das pesquisas de seu parceiro A. R. Luria, além de apontar como a psicologia vigotskiana se relaciona com o trabalho de autores marxistas fundamentais, como Marx, Engels, Trótski e Lênin, pensadores essenciais para compreendermos nosso tempo.
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação