Estudo da relação entre o desempenho de estudantes no ENEM e indicadores socioeconômicos dos estudantes
Período: 19/03/2024 a 19/03/2024
Serão apresentados os resultados da análise da relação entre o desempenho de estudantes nas provas do ENEM (de 2919) com os seguinte indicadores usualmente considerados por pesquisadores na área: a renda domiciliar por pessoa, a idade, a escolaridade dos pais e mães, o estado da federação, o vínculo administrativo da escola, o sexo e a cor. A técnica de análise é a tipicamente adotada nesse tipo de pesquisa. Os resultados permitem avaliar os efeitos excludentes do sistema educacional e podem servir como subsídios para políticas públicas que objetivem superar os principais atrasos do país.
Como exemplo dos resultados obtidos, podemos concluir que pessoas brancas, com rendas domiciliar per capita de R$ 5 mil, que tenham frequentado escolas privadas no ensino médio e cujos pais têm ensino superior completo têm nota média da ordem de 130 a 140 pontos a mais do que pessoas negras, com renda per capita da R$ 1 mil, que tenham estudado em escola estaduais e cujos pais têm apenas o ensino fundamental. Tal diferença, em uma prova cujas notas médias estão próximas a 600 pontos, praticamente anula a chance de sucesso de alguém desse segundo grupo na disputa por uma carreira minimamente concorrida. Os resultados obtidos permitem localizar os principais gargalos da nossa política educacional e sugerir os caminhos a serem seguidos nas políticas públicas.
O trabalho está sendo desenvolvido pela professora Elisa Sena, Unifesp, que apresentará o seminário, e Otaviano Helene, USP.
Alunos de Educação Básica
Professores do Ensino Superior e da própria USP