Pode Falar de Gênero na Escola?
Período: 05/11/2021 a 05/11/2021
Curso de curta-duração voltado a fundamentar profissionais da educação quanto à pertinência, cientificidade e legalidade da abordagem de questões de gênero e sexualidade na educação básica sob uma perspectiva da diversidade e dos direitos humanos. A ação visa fortalecer escolas e redes de ensino no enfrentamento a desigualdades educacionais e na promoção dos direitos de mulheres e pessoas LGBTIA+ em um contexto político e institucional desfavorável, marcado por ameaças à liberdade, terrorismo ideológico e censura. Conteúdos abordados: 1. O conceito de gênero; 2. Implicações de uma perspectiva de gênero para a educação; 3. Base legal e normativa para a abordagem de gênero e sexualidade na escola; 4. Formas recorrentes de ataque contra escolas que trabalham gênero e sexualidade; 5. Estratégias de proteção da escola, dos profissionais e da liberdade de aprender e ensinar.
Comunidade escolar
Professores da Educação Básica