
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
O CGP atua como elo institucional entre os pesquisadores e a CNPq, prestando suporte técnico e administrativo ao longo de todas as etapas dos projetos — desde a submissão das propostas até a gestão e a prestação de contas dos recursos concedidos. Nosso objetivo é garantir que os docentes tenham acesso às informações, orientações e ferramentas necessárias para a condução eficiente e em conformidade com as normas da Fundação.
O CNPq oferece bolsas a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq. O pesquisador deverá possuir o título de doutor ou perfil científico equivalente.
Atenção: A prestação de contas dos auxílios concedidos é obrigatória e deve ser realizada até 60 dias após o término do prazo de vigência do projeto.
Aqui está alguns links importante para as etapas das prestações de contas, o cronograma e a legislação pertinente.
O que é: A Plataforma Carlos Chagas é um sistema eletrônico do CNPq que permite o cadastro, submissão, acompanhamento e gestão de propostas relacionadas a bolsas e auxílios à pesquisa. Por meio dela, pesquisadores, instituições e comitês têm acesso centralizado a todas as etapas dos projetos apoiados pelo CNPq.
Utilização:
Submissão de propostas para chamadas públicas e editais.
Cadastro e atualização do Currículo Lattes.
Acompanhamento de projetos em execução.
Solicitação e prestação de contas de auxílios concedidos.
Emissão de pareceres pelos Comitês de Assessoramento.
Consulta ao histórico de projetos e bolsas concedidas.
Acesso: https://carloschagas.cnpq.br/
Antes de iniciar o preenchimento e envio da Prestação de Contas, o pesquisador pode designar um representante para esta tarefa, clicando na opção Designar Representante (Facultativo), informando CPF do representante desejado e após clicando na opção Cadastrar. Se o representante estiver cadastrado no CNPq, o sistema automaticamente o identificará. Caso contrário, o pesquisador poderá cadastrá-lo, informando seus dados e senha de acesso. Para confirmação do representante, basta clicar na opção Confirmar.
Para cadastrar outro representante, basta digitar o CPF do mesmo e repetir o passo anterior. Uma vez confirmado, o nome do representante será exibido pelo sistema. A qualquer momento é possível excluir o representante designado clicando na lixeira que aparece ao lado do nome deste, conforme figura a seguir:
Finalizado o procedimento de delegação, o representante poderá acessar o sistema de Prestação de Contas on-line e clicar na aba Representante, opção Relatório Técnico e Prestação de Contas para iniciar o preenchimento.
Nessa opção, o representante poderá escolher entre preencher a Prestação de Contas do titular que represente ou a sua própria, caso exista. Vide figura a seguir:
Ao término do preenchimento pelo representante, o titular deverá acessar o sistema para realizar a conferência e envio dessa Prestação de Contas.
Somente o titular pode efetuar o envio de sua Prestação de Contas e/ou Relatório Técnico.
Fonte: https://estatico.cnpq.br/ajuda/picc/prestacaoContas/designarRepresentante.html
No site do CNPq é possível encontrar as orientações, normas e formulários necessários para a correta prestação de contas de bolsas e auxílios.
Acesse o link abaixo para verificar os procedimentos estabelecidos, assegurando que os recursos sejam utilizados conforme as finalidades previstas nos projetos aprovados.
Acesso: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/bolsas-e-auxilios/prestacao-de-contas
Veja também o Manual de Prestação de Contas disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas.
O site do CNPq relaciona todos os manuais e diretrizes.
Veja algumas das páginas principais.
Dica do CGP-FEUSP
⚠️Antes de iniciar a submissão ou movimentar recursos, consulte o CGP para obter orientação sobre procedimentos internos, prazos e assinaturas.
Contato
Gabriela C. Ximenes
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