Acessibilidade pedagógica
Criação de condições (suportes, recursos, estratégias) para o acesso, a participação, a permanência, o desenvolvimento e a aprendizagem de estudantes com deficiência, mediante ações que eliminem as diferentes barreiras, sejam, físicas/arquitetônicas, comunicacionais, de informação, atitudinais e/ou tecnológicas (Kraemer, Thoma, 2018).
A acessibilidade metodológica à pessoa com deficiência, também “[…] conhecida como acessibilidade pedagógica, versa sobre a inexistência de obstáculos nos métodos e técnicas de ensino/aprendizagem […]. Ou seja, pode ser a preocupação com a metodologia utilizada pelo corpo docente de forma que contemple os pressupostos filosóficos, legais e políticos da educação inclusiva […]” É preciso estabelecer estratégias de acesso ao currículo, prevenindo a retenção e evasão com o objetivo de garantir permanência à pessoa com deficiência (Filgueiras, 2021, p. 41).
Acessibilidade pedagógica na educação superior: algumas possibilidades.
- Conhecer e conversar com o/a estudante sobre as barreiras da sala de aula para possíveis soluções conjuntas, disponibilizar textos em PDF sem proteção etc.
- Disponibilizar, com antecedência: plano da disciplina, materiais (textos/pdf acessível, vídeos, podcast, slides e outros)
- Diversificação das avaliações, de seus tempos, agrupamentos e espaços (provas orais, em formato de podcasts, respostas por esquemas, individual, dupla, grupos etc.)
- Oferecer informações claras e sistematizadas.
Orientações para a prática pedagógica:
O estudante com TEA pode se defrontar com barreiras que se colocam como desafios práticos ao longo de sua trajetória acadêmica. Diante disso, é preciso suportes atitudinais, informacionais e pedagógicos para estes estudantes sigam seus percursos acadêmicos.
Materiais com orientações:
Guia sobre transtorno do espectro autista (p. 25 e p. 26)
Guia de orientações sobre Transtorno do Espectro Autista (p. 28-29)
Plano de curso individualizado
Avaliada a necessidade, será elaborado Plano de Curso individualizado (PCI), um documento que contempla o planejamento, acompanhamento e avaliação do ensino e da aprendizagem do estudante público da educação especial. Permite organizar e dar direcionamento às ações necessárias para atendimento às especificidades dos estudantes, visto que, em geral, estas ações envolvem vários profissionais, setores e recursos do ambiente educacional.
Sugestões: Guia orientador: ações inclusivas para atendimento ao público-alvo da educação especial no IF Sudeste MG (p. 19 – 40-46).