Memória do Corpo Docente – Marília Azevedo Righi Badaró

MARÍLIA AZEVEDO RIGHI BADARÓ

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Marilia Azevedo Righi Badaró nasceu em 18 de janeiro de 1947 na cidade de Taubaté, São Paulo.
Em 1968 licenciou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté. Possui Habilitação em Orientação Educacional e em Supervisão Escolar de 1º e 2º graus (1971 a 1972) e Habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º graus (1973 a 1974), pela mesma instituição. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1981 concluiu seu Mestrado em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e em 1989 Doutorado em História e Filosofia da Educação, pela mesma instituição.
Trabalhou como Professor I (1968) e Professor III (1969) na Secretaria de Estado dos Negócios da Educação de São Paulo; Professora na Escola Rural de Emergência do Bairro do Monjolinho, Taubaté (1965); Substituta efetiva na EEPG “Prof. Bernardino Querido”, Taubaté (1967); Professora na Escola Primária SESI nº 2140, Taubaté (1967); Professora efetiva (nomeada por concurso) na EEPG “Dom Pereira de Barros”, Taubaté (1968 a 1981) e no Instituto Diocesano de Ensino Santo Antônio, Taubaté (1970 a 1973), ministrando as disciplinas: Metodologia e Prática de Ensino;Psicologia e Psicologia da Criança. Também lecionou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté (1971 a 1975), ministrando a disciplina:Psicologia da Educação; na Universidade de Taubaté – Departamento de Pedagogia e Licenciaturas (1976/1994), ministrando a disciplina: Psicologia da Educação e no Departamento de Psicologia (1981/1986), com a disciplina: Psicologia da Aprendizagem.
Iniciou sua atuação docente, na Faculdade de Educação (FEUSP), em 1982 onde integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, ministrando as disciplinas: EDF 141 e EDF 142 – Introdução à Psicologia da Educação (1982 a 1987); EDF 242 – Psicologia da Educação IV; EDF 345 – Psicologia da Educação I; EDF 288 – Psicologia da Educação; EDF 105 – Psicologia da Educação I; EDF 320 – Psicologia da Educação VII; EDF 315 – Psicologia da Educação VI, entre 1988 a 1994.
Orientou mestrandos, participou em bancas de Mestrado e exames de qualificação; Integrou comissões, inclusive da Pós-graduação; Participou de Seminário, Simpósios, Congressos e conferências como palestrante ou como participante. Aposentou-se em 1994.
Destacou todos os momentos, durante sua atuação na FEUSP, como mais marcantes, por sua interação com os alunos sempre ter sido satisfatória e gratificante, na medida em que atuavam em conjunto para solução de situações variadas, visando ao crescimento pessoal, social e profissional de todos eles.
Também registrou que lecionei para todos os níveis educacionais, desde alfabetização até a Pós-Graduação e no magistério exerceu sua vocação e conquistou plena realização pessoal e profissional. Registrou ainda, seus cumprimentos pela iniciativa e realização da pesquisa Registro Histórico por meio de Relatos Biográficos de Docentes Aposentados, que enriquecerá a memória da FEUSP.