Memória do Corpo Docente – Marcos José da Silveira Mazzotta

MARCOS JOSÉ DA SILVEIRA MAZZOTTA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Marcos José da Silveira Mazzotta nasceu em 11 de julho de 1944 em Franca, São Paulo.
Em 1968 formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca (atual Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e em 1969 em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Franca . Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1984 concluiu seu Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em 1989 Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Possui Livre-Docência em Administração e Economia da Educação pela FEUSP (1994).
Trabalhou como professor primário, especializado no ensino de deficientes
mentais; professor de Classes Especiais de Deficientes Mentais; de ginásio e colégio; universitário na Universidade Mackenzie e Diretor do Serviço de Educação Especial do Estado de São Paulo. É autor de livros sobre Educação e sobre Educação Especial.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1983 onde integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, ministrando as disciplinas: Administração de Serviços de Educação Especial e Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus. Aposentou-se em 1998, permaneceu como orientador de mestrado e doutorado até 2006.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a participação em diversas Comissões, sempre atuando com entusiasmo e dedicação. Além do convívio com os colegas professores, muito competentes e solidários, além de secretárias excelentes.
Também registrou que a parabenização ao Prof. Dr. Marcos G. Neira por mais esta importante iniciativa dos Registros Históricos por meio de Relatos Biográficos de Docentes Aposentados da FEUSP.