Pesquisa

Pós-Doutorado | Pesquisador Colaborador

O Pós-Doutorado é um programa da Pró-Reitoria de Pesquisa, desenvolvido para que portadores de título de doutor, que tenham defendido sua tese há, no máximo, 7 anos, aperfeiçoem o nível de excelência científica da Universidade de São Paulo, de sua instituição de origem; além de incidir sobre sua própria formação (antecedência mínima de 60 dias da submissão do projeto para o início da pesquisa).

Os estágios terão a duração mínima de seis meses e máxima de um ano, podendo haver renovações e/ou prorrogações. Poderão ser aceitos pesquisadores em tempo parcial ou integral, com ou sem bolsa (cf. Resolução 7406/2017), de acordo com a proposta apresentada e submetida a avaliação externa à FEUSP.


O Pesquisador Colaborador é um programa da Pró-Reitoria de Pesquisa, desenvolvido para que oferecer a oportunidade de pesquisadores externos com título de doutor, vinculados ou não a outra instituição, colaborarem em projetos de pesquisa da USP (antecedência mínima de 60 dias da submissão do projeto para o início da pesquisa).

A duração mínima dos estágios será determinada pelo plano de trabalho, podendo haver renovações e/ou prorrogações mediante submissão de relatório parcial no primeiro ano. Poderão ser aceitos pesquisadores em tempo parcial ou integral, com ou sem bolsa (cf. Resolução 7413/2017), de acordo com a proposta apresentada e submetida a avaliação externa à FEUSP.


Regimento Interno da FEUSP

Normas para Pesquisador Colaborador
Normas para Pós-Doutorado (menos de 7 anos da defesa da tese)

esclarecimentos para Supervisores Aposentados

formulário online de inscrição para projetos de pós-doutorado

formulário online de inscrição para projetos de pesquisador colaborador

formulário encerramento

formulário prorrogação

anexo 1  – Termo de Ciência da Instituição

anexo 2  –  Termo de Compromisso – modalidade sem bolsa

anexo 3  – Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual