V Seminário de Internacionalização e Nacionalização: Universidade e Solidariedade

MESAS

– Universidade e Solidariedade – 08 de Novembro de 2021

Dia: 08/11, segunda-feira, às 10 h. Educação e formas de inclusão no sul global

00:00 – Introdução – Abertura: Prof. Dr. Marcos Garcias Neira – Diretor da FEUSP

02:10 – Abertura

10:01 – Profa. Carla Biancha Angelucci (FEUSP Educação Especial)

14:28 – Prof. Karisa Amani University of Cape Town -UCT (Áfricado Sul) 26:09 – Profa. Maria Clara Di Pierro (FEUSP Educação de jovens e adultos) 34:31 – Profa. Violeta Acuña Universidade de Playa Ancha -UPLA (Chile) 48:45 – Prof. Valdir Barzotto (FEUSP Leitura e escrita)

01:04:03 – Profa. Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triângulo-UFTM

01:16:10 – Prof. Elie Ghanem (FEUSP Educação indígena)

01:28:37 – Prof. Gersem José dos Santos Luciano Baniwa Faced- Faculdade de Educação da Ufam – Universidade Federal do Amazonas

Dia: 16/11 ,terça-feira, às 10 h. Mobilidade acadêmica  na pandemia: restrições e alternativas emergentes;

Mobilidade acadêmica na pandemia: restrições e alternativas emergentes; 00:00 – Introdução

09:50 – Prof. Agnaldo Arroyo (FEUSP)

12:59 – Prof. Kazuhiro Kusahara, Director of Educational Vision Research Institute (EVRI) Hiroshima University (Japão)

39:07 – Profa.Fabiana Jardim (FEUSP)

54:14 – Profa Mariana Cortês – Universidade Federal de Uberlândia UFU 01:16:26 – Profa. Cassia Sofiato (FEUSP)

01:30:34 – Prof. Dr. Joaquim Melro, Centro de Formação de Escolas Antônio Sérgio (Portugal)

01:53:26 – Mestranda: Millena Miranda Franco (experiências on-line: summer school da Beijing Normal University – BNU – China on-line e Revista Futuro do Preterito/universidade UKN – África do Sul)

Dia: 22/11., segunda-feira, às 10h. Apresentação de Experiências de Intercâmbio.

00:00 – Introdução 00:12

Abertura 02:34 – Renan Leite Galiano (graduando FEUSP) – experiência de intercâmbio on-line e presencial na Université Lyon 2 – França

24:34 – Marsol Oliveira Rocha (graduanda FEUSP) – experiência de intercâmbio on-line na Institución Universitaria Antonio José Camacho – Colômbia

35:00 – Prof. Roberto da Silva-FEUSP – O Mestrado em Educação na parceria FEUSP/ULAN, em Angola

01:01:16 – Rodada de Conversa

01:24:30 -Vanessa de Lima Carvalho – Secretária da CCInt-FE – O processo de intercâmbio: Desde a negociação das vagas para abertura de editais até a validação de créditos no exterior .

Dia: 29/11, segunda-feira, às 10 h. Os desafios da barreira linguística para internacionalização

Mesa Os desafios da barreira linguística para internacionalização Refletir sobre os sentidos da difusão de línguas estrangeiras nas universidades no cenário nacional e internacional. Quando a língua deixa de ser uma possibilidade de comunicação e se torna uma barreira na circulação de pessoas e de conhecimentos produzidos?

00:00 – Introdução

00:13 – Abertura

05:02 – Profa. Ana Paula Duboc, Coordenadora do INCO-CEPEL (Inglês para os alunos da graduação da USP) da FEUSP

26:12 – Prof. José Sérgio, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FEUSP;

40:22 – Profa.Cláudia Valentina Galian, Coordenadora da Revista Educação e Pesquisa da FEUSP; Doutorando

01:01:41 – Moussa Diabate (intercâmbio de dupla-titulação FEUSP e L’Université du Québec à Trois-Rivières – Canadá)

Ementa:
O V Seminário de Internacionalização e Nacionalização da FEUSP: Universidade e Solidariedade é a atual edição da série de eventos promovidos pela Comissão de Nacionalização e Internacionalização da FEUSP que teve início no ano de 2015. Em função da Pandemia de Covid-19 a quinta edição do Seminário será realizada de forma completamente remota e tem como objetivo apresentar as atividades de nacionalização e internacionalização realizadas pela Faculdade de Educação da USP, bem como refletir sobre os desafios atuais que se apresentam para nacionalização e internacionalização universitária. Para tanto o evento se desdobrará em mesas temáticas com docentes e discentes da Faculdade de Educação e de instituições parceiras onde serão tratadas pautas como as restrições de mobilidade no contexto pandêmico e as alternativas emergentes, as possibilidades e cooperação entre instituições de ensino e pesquisa do chamado Sul Global, as possibilidades e barreiras representadas pelo idioma para a cooperação internacional. Além das mesas temáticas, haverá seções em que estudantes de Graduação e Pós-Graduação apresentarão suas experiências de intercâmbios.
Objetivos:
-Apresentar e debater as experiências de internacionalização e nacionalização desenvolvidas no âmbito da FEUSP e instituições conveniadas;
– Refletir sobre os sentidos e desafios dos processos de internacionalização e nacionalização acadêmica;
– Ampliar a cooperação entre a FEUSP e as universidades estrangeiras e brasileiras.
Inscrições para participantes com direito a certificado até dia 31 de outubro de 2021.