Histórico

 

NOSSA HISTÓRIA

A Semana da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (SE-FEUSP), ressurgiu em 2017 de um desejo coletivo de calouros do curso de Pedagogia do ano de 2016 de integrar os alunos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) aos espaços que a universidade pública possui, bem como de permitir que eles pudessem acessar os mais diversos debates do campo educacional. Essa vontade nasceu, sobretudo, a partir da observação de que o padrão cotidiano dos estudantes da Pedagogia se limita, na maioria das vezes, em frequentar apenas o espaço da sala de aula ao cumprir a sua grade curricular.

De modo geral, o debate coletivo, tal como os momentos de sociabilidade e as produções artístico-culturais acabam ocorrendo majoritariamente nos espaços de frequência obrigatória. Nesse sentido, da mesma forma que as gerações anteriores de organizadoras, acreditamos que a FEUSP e o seu coletivo precisam urgentemente criar e fomentar esses espaços já mencionados, incentivando que a comunidade se aproprie não só da Faculdade, mas também da Universidade como um todo. Acreditamos que a FEUSP em sua grandeza cultural e intelectual deve ser mais valorizada, fomentada e acessada tanto por aqueles que dela participam, como por aqueles que ainda não a conhecem.

Para além da FEUSP, também existe um mundo educacional externo inestimável e essas duas dimensões precisam fazer parte do mesmo universo. Por isso, retomar o terceiro pilar universitário, a extensão, parece-nos uma excelente alternativa. Dessa forma, garantir um constante diálogo entre a comunidade feuspiana e a sociedade civil é um dever de todos que a compõem, sejam alunos, professores ou funcionários. As edições SE-FEUSP 2017, 2018, 2019 e 2020 objetivaram, portanto, aumentar a integração entre todos os que compõem a nossa faculdade, bem como abrir nossos horizontes para as realidades sociais e as demandas do presente.

Acreditamos que, para além dos momentos obrigatórios de educação formal em sala de aula, a participação dos alunos na construção de eventos, organizações, movimento estudantil, projetos de pesquisa, ensino e extensão, etc., são também parte essencial de nossa formação, oferecendo a nós, futuras educadoras e educadores, a possibilidade de conhecer uma vasta gama de experiências e produzir novas reflexões e práticas críticas.

NOSSA LINHA DO TEMPO

Abaixo organizamos uma linha do tempo com as edições da Semana da Educação da FEUSP, sendo que todas estão classificadas em duas correntes:

1ª Corrente: 1983, 2003- 2009

Gestão realizada pelo corpo docente e discente da Faculdade de Educação da USP

2ª Corrente: 2017 – atualmente

Gestão autônoma, completamente estudantil, voltada para oferecer, à nossa própria formação, mais momentos de cultura e extensão, para além daquilo que costumava ser oferecido nas ambiências de presença obrigatória.

1983: 1ª edição da SEFEUSP

2003: I Semana da Educação FEUSP

2004: II Semana da Educação: “A GESTÃO DA VIOLÊNCIA E DA DIVERSIDADE NA ESCOLA”

2005: III Semana da educação: “EDUCAÇÃO É CULTURA, CULTURA É EDUCAÇÃO?”

2006: IV Semana da Educação: “ENSINAR E APRENDER – FORMAÇÃO, PERCURSOS E PROJETOS”

2007: V Semana da Educação: “A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DOCENTE”

2008: VI Semana da Educação: “IDENTIDADE E DIVERSIDADE”

2009: VII Semana da Educação da FEUSP: “40 anos da Faculdade de Educação, 50 anos da Escola de Aplicação: Conquistas e Desafios”

2011: VIII Semana da Educação: “DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO”

2017: I Semana da Educação FEUSP: “PONTES ABERTAS: PLURALIDADE NOS DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO”

2018: II Semana da Educação FEUSP: “PONTES ABERTAS: HÁ SEMPRE O QUE APRENDER, HÁ SEMPRE O QUE ENSINAR”

2019: III Semana da Educação FEUSP: “NOSOTROS: O ‘NÓS’ NO OUTRO – A ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO”

2020: IV Semana da Educação FEUSP: “PONTES ABERTAS: ESCOLA E DEMOCRACIA – A URGÊNCIA DE UM DEBATE”

2021: V Semana da Educação FEUSP: “PONTES ABERTAS: DIÁLOGOS ENTRE A ESCOLA E COMUNIDADE – OS DIVERSOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO”