Memória do Corpo Docente – Pedro Roberto Jacobi

PEDRO ROBERTO JACOBI

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Pedro Roberto Jacobi nasceu em 01 de janeiro de 1950, na cidade de Buenos Aires, Argentina.
Em 1972 formou-se em Economia e em 1973 em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1976 concluiu seu Mestrado em Planejamento Urbano e Regional na Graduate School of Design – Harvard University e em 1986 Doutorado em Sociologia pela FFLCH.
Trabalhou como docente de graduação na Fundação Getúlio Vargas/SP e na Pós-Graduação, na área de Planejamento Urbano (1977 a 1987); na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ministrando curso sobre Sociologia Urbana (1980 a 1982) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Faculdade de Economia (1982 a 1987).
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1988, onde integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, ministrando as disciplinas: Economia da Educação; Educação Ambiental e POEB; e na Pós-Graduação: Políticas Públicas e Educação e Meio Ambiente. Aposentou-se em 2018.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, as atividades com alunos interessados na temática ambiental. Criou, juntamente com os alunos, o Grupo TEIA, vinculado à Educação Ambiental; Eventos; Publicações; Coordenação na FEUSP do USP Recicla e participação no Conselho Coordenador da USP.
Também registrou que é Professor do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM/USP), desde 2015, Professor Titular Sênior, desde 2018, e foi coordenador em dois períodos. Foi Membro do Conselho do Greenpeace Brasil, em três períodos; Presidente do Conselho América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, desde 2011; Membro do Conselho do Instituto 5 Elementos, desde 1997, atividades em Educação Ambiental; Coordenador de Grupo de Pesquisa – Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP, desde 2014; Membro do Programa Cidades Globais do IEA/USP e Membro do Conselho do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE) da USP.