Memória do Corpo Docente – Nelio Marco Vincenzo Bizzo

NELIO MARCO VINCENZO BIZZO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Nelio Marco Vincenzo Bizzo nasceu em 14 de outubro de 1959 na capital de São Paulo.
Em 1981 formou-se em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia (IB) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1984 concluiu seu Mestrado em Ciências Biológicas, pela mesma instituição e em 1991 Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP).
Trabalhou como professor de educação básica em escolas públicas e privadas; na educação de adultos, no ensino regular e em cursinhos e com formação de professores na Fundação Roberto Marinho em curso especial transmitido em circuito fechado, na década de 1980.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1988, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas: EDM 329 – Metodologia de Ensino de Ciências; EDM 433/4 – Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas I e II; 0410511 – Pesquisa em Biologia; EDM 642 – Biologia Educacional; EDM 684 / CJE 499 – História das Ciências e EDM 679 – Educação Nutricional. Este curso foi também oferecido gratuitamente na modalidade de atualização para professores a distância, atraindo profissionais de todo o país (2006 a 2007). Na Pós-Graduação: Metodologia de Pesquisa em Educação; Biologia, Cérebro e Educação e outras disciplinas na área de História da Biologia. Atuou como representante do EDM em diversas comissões, como a Comissão Interdepartamental de Pedagogia (1989-90); Comissão de Graduação (1991-1993, 2007-2008); Comissão da Pedagogia do EDM (1993); Representante da FEUSP na Comissão de Coordenação de Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências (1991-1996); Comissão de Espaços da FEUSP no período de planejamento do prédio novo da biblioteca (2002-2006); Comissão de Pós-Graduação (2012-3). Foi eleito Vice-Diretor (2002-2006), ficando no exercício da direção entre dezembro de 2005 e abril de 2006, quando foi criado o PIBID, inaugurando a modalidade de Bolsa de Iniciação à Docência. Esse programa foi coordenado inicialmente pelo prof. Valdir Barzotto, a partir de um projeto elaborado pela área de ensino de Língua Portuguesa ao final de 2005, e foi posteriormente oferecido ao Governo Federal, que o adotou dois anos depois, com enorme sucesso. O projeto pode ser conhecido no livro do prof. Barzotto, junto com o prof. Émerson de Pietri, “Estágio, Escrita e Formação” (Mercado de Letras, 2018). Aposentou-se em 2018.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o privilégio de ter como orientadora a profa. Myriam Krasilchik, que o incentivou a fazer doutorado no assunto que mais queria estudar, a história do darwinismo e o ensino de evolução. Disputou uma bolsa de estudos que financiou parcialmente um período como estudante de doutorado na Inglaterra, onde trabalhou com os manuscritos originais de Charles Darwin na Universidade de Cambridge.
Também registrou que trabalhou em comissões como a CPA, a CERT, o Conselho Curador da FUVEST e as comissões organizadoras de diversos congressos e encontros, como a 6ª Conferência Brasileira de Educação, sediada pela FEUSP, e os Encontros Perspectivas do Ensino de Biologia, que levaram à criação da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SEnBio) em 1997. Colaborou com colegas para criar a ABRAPEC (1998); a ABFHIB (2006), e a Rede de Ciência para a Educação (CpE), da qual faz parte do Conselho de Administração.
Foi supervisor de cinco pós-doutorados, orientador de 21 doutorados, um deles em Moçambique, 16 mestrados, um deles em Angola e de cerca de 50 bolsistas de iniciação científica com bolsa FAPESP ou CNPq. Os programas africanos estão ligados a convênios com a FEUSP. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1A) e continua vinculado à FEUSP na condição de Professor Sênior, com projetos financiados pelo CNPq e FAPESP. Teve atuação fora da USP, em especial no Ministério da Educação, no Conselho Nacional de Educação, na comissão que fez a primeira versão do PISA/OECD no Brasil e na avaliação de livros didáticos do PNLD. Entre 2014 e 2019 atuou como perito no Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES), órgão multilateral ligado à ONU, com sede na Alemanha, que produziu um relatório sobre as perspectivas de conservação da biodiversidade no planeta (2019). A partir de 2019, trabalha como docente na Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, atuando na graduação e na pós-graduação e é professor colaborador da pós-graduação da UFABC, na área de História da Ciência.