Memória do Corpo Docente – Myriam Krasilchik

MYRIAM KRASILCHIK

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Myriam Krasilchik nasceu em 24 de fevereiro de 1932 na cidade de Piracicaba, São Paulo.
Em 1953 formou-se em História Natural pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1973 Doutorou-se em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
Trabalhou no curso colegial de escolas públicas em Piracicaba, São Pedro, Jundiaí e na capital de São Paulo.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1968, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando a disciplina Prática de Ensino de Ciências Biológicas e cursos na Pós-Graduação. Foi Diretora da FEUSP, por dois mandatos (1990 a 1994 e 1998 a 2002) e exerceu mandato de Vice-Reitora da USP (1994 a 1998). Aposentou-se compulsoriamente em 2002, por ter atingido a idade limite de 75 anos.
Destacou que trabalhar na FEUSP foi e continua sendo uma grande experiência.