Memória do Corpo Docente – Marina Célia Moraes Dias

MARINA CÉLIA MORAES DIAS

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Marina Célia Moraes Dias nasceu em 08 de novembro de 1950 na capital paulista.
Em 1973 formou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1983 concluiu seu Mestrado em Educação pela Universidade da Califórnia, em Berkeley e em 1997 o Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP.
Trabalhou como Professora de Primeiro Grau; Coordenadora Pedagógica de Primeiro Grau e Educação Infantil; Supervisora de Ensino; Membro da Equipe Pedagógica do DEPLAN e do DOT da Secretaria de Educação de São Paulo; Professora do Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo e Professora da Faculdade de Artes Santa Marcelina, São Paulo.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1992, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas: Teoria e Prática da Educação Pré-Escolar I e II; Educação Infantil e Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. Foi responsável pela orientação de estágios dos graduandos em creches e escolas públicas e privadas de Educação Infantil. Na Pós-graduação, entre 1998 e 2011, ministrou: O Lúdico e as Linguagens Expressivas na Educação da Infância. Orientou uma tese de Doutorado, seis dissertações de Mestrado e uma Iniciação Científica. Em cursos de Especialização ministrou as seguintes matérias: Currículo e Cognição: Iniciação às Ciências Sociais (1994-7); A Criança e o Meio Ambiente e Alfabetização e Literatura (1999); Fundamentos do Desenvolvimento Infantil (1995); Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil (1999); Arte e Educação I: Música e Artes Visuais e Arte e Educação II: Dança e Teatro (1997-1999). Também realizou os Projetos de Extensão Universitária: Curso de Especialização em Educação Infantil para professores de educação infantil (1994-2006); Foi Orientadora, Vídeo-conferencista, palestrante e editora de textos do Programa PEC I e II – Formação Universitária (2001-2004); Membro da Comissão Científica de reuniões do COPEDI; Membro do GT de Educação Infantil dos Congressos da UNESP sobre Formação de Educadores; Professora da FEUSP convidada pela Creche Oeste da USP no processo de análise e aplicação do instrumento “Indicadores de Qualidade na Educação Infantil” do MEC (2011 e 2012); Consultora e Coordenadora do GT “Educação Infantil”, que resultou na publicação do texto “Matriz Curricular do Município de Sorocaba” (2011-2012); Professora colaboradora da UNIFESP – Guarulhos, ministrou a disciplina: Arte-Educação (2010); Consultora do GT sobre o projeto “Brincar” que resultou na publicação do livro “Brincar: o Brinquedo e a Brincadeira na Infância” (2011) e no DVD “Caramba, Carambola, o Brincar está na Escola (2013)”. Participou de várias dezenas de bancas de TCC, qualificação, mestrado e doutorado na USP (FE, ECA, EEF, IP, FFLCH), UNICAMP, PUC-SP, Mackenzie e UFU, além de bancas de contratação de professores na FEUSP.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o Planejamento e participação no Curso de Especialização e Educação Infantil da FEUSP.
Sua atuação como Professora visitante em Instituições Internacionais de Pesquisa: Université Paris-Nord, França (1999); Instituto de Estudos da Criança (IEC), Universidade do Minho, Portugal (2003); Instituto Pedagógico, da Universidade de Gottemburgo, Suécia (2000 e 2003); como Consultora e Professora do Programa “Parâmetros em Ação – Educação Infantil” promovido pelo MEC em cidades de RS, PR, SP, MS, RO, AC, BA, AL, RN e PB (2000 e 2001) e do Programa Pró-Infantil nas cidades de Manaus e Belém; Professora do Programa Biblioteca e Educação, em parceria com PM de SBC (2011-2012); Colaboração com MAC-USP e Creches da USP no Projeto Arte-Infância (1992-2002); Coordenadora do Curso “A hora e a vez da equipe de apoio à ação educativa: a educação infantil construída de mão e mão”, Fundação da FEUSP (FAFE), promovido pelo DOT-Educação Infantil da SEMSP (2005). Também a Coordenação do Curso “Leitura de Mundo, Alfabetização e Letramento: os Espaços e Tempos das Linguagens e do Brincar” promovido pelo DOT-Educação Infantil da SME SP (2004-2005).
A escrita dos Prefácios e tradução para o português dos livros “Group Games in Early Education” (1988), de Constance Kamii e Rheta DeVries, e “Reinvent Arithmetics: Implications of Piaget’s Theory” (1999), de Constance Kamii e Leslie Housman.
Também registrou que sua experiência como professora, coordenadora e supervisora da rede de ensino municipal de São Paulo, conjugada como docente e pesquisadora de educação infantil da FEUSP, proporcionou uma carreira produtiva calcada na articulação teoria-prática a serviço da realidade brasileira. Ex-alunos de graduação, pós-graduação e cursos de extensão têm se destacado na educação infantil pública brasileira.
Publicou 11 artigos em livros e periódicos.