Memória do Corpo Docente – Maria de Lourdes Ramos da Silva

MARIA DE LOURDES RAMOS DA SILVA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Maria de Lourdes Ramos da Silva nasceu em 15 de outubro de 1946, em Lisboa, Portugal. Mudou para o Brasil, com seus pais, em 1950 em consequência do Regime Ditatorial que existiu em Portugal entre 1933 e 1974. Passou a residir no bairro de Santo Amaro, na capital de São Paulo.
Em 1969 formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Até a Reforma Universitária (1969), a estrutura curricular do Curso de Pedagogia permitia que o aluno optasse, no início do 2º ano, por uma entre três áreas de aprofundamento: Filosofia da Educação, Administração Escolar e Orientação Educacional. Optou por Filosofia da Educação, realizando sua formação com mestres de renomada influência na área, tais como: Laerte Ramos de Carvalho, José Mário Pires Azanha, Maria de Lourdes Mariotto Haidar, Roque Spencer Maciel de Barros, João Eduardo Villalobos, Heládio César Gonçalves Antunha, Ruy Afonso da Costa Nunes e Mário Leônidas Casanova, entre outros. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1975 concluiu seu Mestrado em Filosofia e Ciências da Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP e em 1983 o Doutorado na mesma área, pela Universidade Complutense de Madri. Possui Livre Docência pela FEUSP (1992).
Trabalhou, enquanto frequentava o Curso Normal, como professora substituta no Grupo Escolar Paulo Eiró, no bairro de Santo Amaro. Terminado o Curso Normal, foi professora do Curso primário, ginásio e Curso Normal no Colégio Costa Braga. Também ministrou aulas de História da Música e Pedagogia.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1971, onde integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, na área de Orientação Educacional. Ministrou as disciplinas: Princípios e Métodos de Orientação Educacional I e II e Introdução aos Estudos da Educação. Na Pós-Graduação: Diagnóstico das Dificuldade de Aprendizagem; Personalidade e Escolha Profissional e Identidades Profissionais docentes: representações, saberes e práticas, em conjunto com o Prof. Dr. Luiz Jean Lauand. Lecionou no Curso de Graduação de 1971 a 1996 e na Pós-Graduação leciona até o momento. Aposentou-se em 1996. Desde 2016 atua como Professora Sênior junto à FEUSP. Assumiu inúmeras atribuições junto ao EDF e junto à Congregação da FEUSP, principalmente no período de 1992 a 1996. Também foi assessora junto à área de Orientação Educacional da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, seu retorno como doutora da Universidade de Madri ao desenvolver inúmeras palestras com professores da FEUSP e fora da FEUSP sobre o ensino Espanhol. A defesa de seus orientandos de mestrado e doutorado. Durante sua carreira acadêmica, sempre gostou de desenvolver atividades de docência e de orientação junto aos cursos de Mestrado e Doutorado. Também a defesa de sua Livre-docência (1992), trabalho que possibilitou vislumbrar seu interesse acadêmico e profissional na área de identidades profissionais docentes.
Também registrou que o período mais marcante de sua trajetória existencial foi na graduação de Pedagogia. Durante três anos (1967 a 1970), os últimos da história do Conjunto de Filosofia, pode desenhar seu horizonte de perguntas e respostas existenciais e profissionais. Também o período em que cursou seu doutorado junto à Universidade Complutense de Madri e a inserção cultural que viveu no período.
A partir de 2010 começou estudar as múltiplas configurações da subjetividade docente e o desenvolvimento das identidades docentes. Em relação a essas identidades, se preocupa com as representações que cada docente possui de si mesmo e da função que desenvolve, e quais as identificações que podemos recortar da trajetória docente, mesmo durante a formação inicial docente. A grande maioria de suas publicações especializadas e livros por ela organizados focalizam o tema das identidades docentes, acentuando a complexidade inerente aos processos identitários docentes. Os livros mais recentes foram: Identidades e Formação docente: múltiplos olhares (Editora CRV, 2020) e Formação Docente, Cidadania e Direitos Humanos (Editora CRV, 2020).
Desde que se aposentou, trabalhou no Mestrado em Educação do Centro Universitário Adventista (2000 a 2004) Posteriormente, participou da Comissão responsável pela elaboração e estruturação do Mestrado em Educação do Centro Universitário Adventista, que foi avaliado pelo CAPES, mas não chegou a ser efetivado devido à mudança de gestão. Em 2005, assumiu a coordenação do Curso Normal Superior na Faculdade da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FAC-FITO) que depois se transformou no Curso de Pedagogia. Permaneceu na coordenação do Curso de Pedagogia até 2011, quando assumiu a direção geral da FAC FITO. Em 2005, assumiu  coordenação de um Programa Especial para Formação de Professores de Educação Infantil, que reuniu aproximadamente 700 profissionais que trabalhavam nas Creches de Osasco.