Memória do Corpo Docente – José Cerchi Fusari

JOSÉ CERCHI FUSARI

(Mini Biografia baseada em entrevista por vídeo chamada concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” em março de 2022.)

José Cerchi Fusari nasceu em 07 de maio de 1944 em Santo André, São Paulo. Em 1968 formou-se em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1988 concluiu seu Mestrado em Filosofia da Educação pela PUC-SP e em 1998 o Doutorado em Educação, na área de Didática, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
Trabalhou como professor do primário da rede estadual de ensino da cidade de São Paulo, após se formar no magistério, no início dos anos 60. Foi professor e coordenador pedagógico na escola Experimental da Lapa que, junto com a Escola Vocacional e a Escola de Aplicação da USP, formava uma tríade de inovação educacional pública em São Paulo, incluindo um projeto de formação permanente dos professores sobre sua prática docente. Trabalhou também no Ministério da Educação no CENAFOR-MEC, no Bom Retiro, por oito anos, após a Experimental da Lapa, como planejador e implementador de cursos emergenciais de formação de professores ao redor do Brasil nas secretarias de educação, escolas técnicas federais, agrícolas, industriais, comerciais e universidades em todo o país. Era responsável por coordenar, executar e avaliar tais cursos, sendo essa experiência fundamental em sua formação intelectual para pensar o Brasil e a educação brasileira. Após, trabalhou no MEC-Brasília, por dois anos, coordenando o Ensino Médio nacionalmente, em um momento importante de democratização da educação e redemocratização do país, nos anos 80. Participou ativamente da Associação Nacional de Educação (ANDE), que promoveu as Conferências Brasileiras de Educação, em combate à Ditadura Militar. A Revista da ANDE, era um importante veículo de publicação em defesa da educação pública brasileira na perspectiva da pedagogia crítica revolucionária. Da sua experiência na ANDE, surgiu a oportunidade de atuar no MEC-Brasília, que o possibilitou conhecer as políticas educacionais a partir do ponto de vista governamental. Foi docente na Faculdade de Belas Artes em São Paulo.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1989, como professor substituto, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, na área de supervisão escolar. Ministrou as disciplinas: Currículos e Programas, na Pedagogia; Didática, na Licenciatura e, após a Reforma do curso de Pedagogia, ministrou: Coordenação do Trabalho na Escola II, integrada, experimentalmente, com a disciplina: Orientação Educacional, juntamente com a Profa. Dra. Silvia Colello. As aulas eram ministradas em conjunto no auditório. Participou de congressos nacionais e internacionais; bancas de mestrado e doutorado; seminários e foi Presidente da Comissão de Cultura e Extensão, na gestão da Prof. Dra Selma Garrido Pimenta, juntamente com a Profa. Dra. Flávia Inês Schilling.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, as oportunidade de pesquisa, abrindo um mundo de produção de conhecimento, que se somaram a sua experiência anterior de trabalho, onde conheceu o chão das escolas de todo o país, rurais e urbanas, possibilitando adquirir uma visão de Brasil através da vivência e observação direta. Também sua atuação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educador (GEPEFE), criado pela Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta, a Profa. Dra. Maria Felisminda de Rezende Fusari, sua esposa, e a Profa. Dra. Heloísa Dupas de Oliveira Penteado, para orientação coletiva dos alunos de Pós-Graduação, uma vez que as orientações eram feitas apenas individualmente, até então. Inicialmente, participou do grupo como aluno de doutorado e posteriormente como docente, junto aos seus orientandos. Destacou ainda duas pesquisas realizadas pelo GEPEFE, uma a respeito dos cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo, e outra sobre os Egressos dos Curso de Licenciatura da USP.
Também registrou que, atualmente, permanece como orientador no GEPEFE e o importante trabalho desse grupo como produtor de conhecimento, que funciona como uma escola de orientação de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos e, ao mesmo tempo, de formação de orientadores. Também permanece atuando em bancas de mestrado, doutorado e seminários em universidades federais, na PUC São Paulo, Santos e Rio de Janeiro, UNESP e USP.
Afirmou que sua carreira foi feita de interessantes rupturas que serviram de base epistemológica para sua interação com os alunos em sua prática docente. Guarda com orgulho sua atuação na FEUSP.