Memória do Corpo Docente – Gracimar Alvares Bueno

GRACIMAR ALVARES BUENO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2022.)

Gracimar Alvares Bueno nasceu em 27 de junho de 1944, em São Paulo, capital.
Em 1969 formou-se em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1974 concluiu seu Mestrado em Orientation And Mobility na Western Michigan University, EUA. Também realizou o curso de atualização, em 1976, sobre Aparelhos Eletrônicos de Mobilidade para Cegos, Blind Rehabilitation Department Western Michigan University, Kalamazoo, Michigan, EUA. Em 1988 tornou-se Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pelo Instituto de Psicologia da USP.
Trabalhou como Professor Assistente em Educação Especial na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Marília, atuando na fisioterapia de deficientes visuais (1978 a 1984) e Professor Assistente do Curso de Fisioterapia do Departamento de Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (1981).
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1984, como Professor Assistente em Educação Especial, na área de Deficientes Visuais, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, e em 1988 tornou-se Professor-Doutor, no mesmo departamento. Ministrou as disciplinas: EDM-457 Ensino de habilidades de comunicação para deficiente visual; EDM-460 Ensino de habilidades de mobilidade para deficiente visual; EDM-286 Introdução à Educação Especial, sobre orientação e mobilidade para cegos; EDM-529 Orientação e mobilidade para deficientes visuais e EDM-530 Estágios supervisionados da Habilitação em Deficiência Visual. Participou de inúmeros congressos, simpósios, seminários, intercâmbios, orientações, bancas e comissão examinadora de concurso de seleção interna para contratação de professor.
Durante sua atuação na FEUSP, cabe destacar: foi Presidente da Comissão que elaborou o Plano e a Execução do Curso de Extensão e Atualização em Educação Especial (1984); sua participação como palestrante no “Ciclo de Palestras sobre Didática” para docentes do curso de fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP (1985) e do curso de Especialização em Educação Especial, sobre o tema “Orientação e Mobilidade para Cegos” (1986); participação como docente no Ensino de Habilidades básicas de Orientação e Mobilidade aos alunos do Instituto de Cegos “Padre Chico”, em São Paulo (1984 a 1986); atuou no Convênio de Cooperação Técnica entre a FEUSP e a Secretaria de Educação de São Paulo, ministrando palestras na EEPE Prof° João Silva (1981 e 1986); participou do I Seminário Brasileiro de Pesquisa em Educação Especial, realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro ( 1990); foi suplente no Conselho do EDM (1991/92); Vice-coordenador de projeto do Curso de Especialização em Educação Especial da área de Deficiência Visual do EDM (1992); elaborou Manual de Noções e Habilidades Básicas para Treino de Mobilidade de Cegos, publicado na Revista do EDM (1992) e participou da Comemoração do 45° aniversário da Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura (1992). Além de diversos serviços prestados à comunidade, como a orientação dos alunos da Habilitação de Educação Especial da área de Deficiência Visual nas variadas entidades que prestam serviços educacionais e outros a indivíduos portadores de cegueira e de visão subnormal, também a instrução para cegos da utilização da bengala laser c-5.
Também registra-se que foi diretor do atendimento especializado da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Dentre suas publicações encontram-se: “A preparação das Deficiências Visuais na Fisioterapia para o Desenvolvimento quanto à Mobildiade”. Anais do Seminário Ibero-Americano de Comunicação e Mobilidade, MEC, São Paulo (1972); “Alguns aspectos de Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais”. Boletim (7), Associação Brasileira de Ortóptica. São Paulo (1975 e 1976); “Sequência e Metodologia da Instrução sobre o Uso da Bengala Laser C-5 na Mobilidade de Pessoas Cegas”. Didática, São Paulo, UNESP (1980); “Orientação e Mobilidade para Cegos Um enfoque na estimulação precoce”. Caderno de Didática, (6):76-84, EDM-FEUSP (1985); “Visão à Distância e Treinamento Perceptual”. Caderno de Didática (7), EDM-FEUSP (1986); “A importância da audição na tendência a desviar nas pessoas cegas”. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, 13 (1) : 105-113, jan./dez., (1987) e “Orientação e Mobilidade para Portadores de Deficiência Visual”. Vivência, 1 (1) : 43-44 (1987).