Memória do Corpo Docente – Fernando Claudio Prestes Motta

FERNANDO CLAUDIO PRESTES MOTTA

(Minibiografia baseada em informações contidas no site pessoal, disponível em: http://www.fernandoprestesmotta.com.br/?pg=biografia )

Fernando Claudio Prestes Motta nasceu em 16 de março de 1945, na cidade de São Paulo, capital.
Cursou a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, EAESP, onde se formou em administração em 1967. Durante o curso de graduação fez estágios em algumas empresas e teve uma experiência docente em um curso de madureza. Percebeu gostar mais do ensino e da pesquisa acadêmica do que do exercício da profissão de administrador. Desde muito cedo estudou inglês e francês, línguas que dominava. Conhecia também alemão e italiano.
Logo após terminar a graduação prestou concurso e foi admitido na carreira de docente da EAESP, no Departamento de Administração. Ao mesmo tempo em que lecionava, cursou o mestrado orientado pelo professor doutor Carlos José Malferrari.
Como dissertação apresentou o tema “O Racionalismo Capitalista e a Evolução da Empresa Brasileira”. Em 1969 viajou para os Estados Unidos onde, na Universidade de Cornell, em Ithaca, fez algumas disciplinas nas áreas de teoria e comportamento organizacional, teoria sociológica e método científico. Em 1973 recebeu uma bolsa de estudos do governo francês para seguir cursos na área de ciência de administração no Institut International d’Administration Publique. Além de haver frequentado cursos no IIAP e na Universidade Paris I (Pantheon-Sorbonne), em Paris, filiou-se ao Centre International de Coordination des Recherches sur l’Autogestion.
em 1974 publicou seu primeiro livro,”Teoria Geral da Administração: Uma Introdução”. Em 1979, publicou “Empresários e Hegemonia Política”. Em 1980, sob a orientação novamente de Malferrari, defendeu a tese “Burocracia e Autogestão: A Proposta de Proudhon”, transformada em seguida em livro. Foi novamente aprovado com louvor, e se tornou professor titular da FGV. Nesse mesmo ano, publicou com Bresser-Pereira, “Introdução à Organização Burocrática”. Um ano depois, lançou “O Que é Burocracia?” a que se seguiu “Participação e Co-gestão: Novas formas de Administração”, em 1982.
Foi então convidado para ser professor colaborador no EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), onde lecionou por vários anos. Em 1985, recebeu o título de livre-docente da Universidade de São Paulo com a tese intitulada “Organização e Poder”, também publicada como livro. A banca examinadora constituída pela Congregação da FEUSP compunha-se dos professores Celso de Rui Beisiegel, Henrique Rattner, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Maurício Tragtenberg e Evaldo Amaro Vieira. Em 1991, tornou-se, através de concurso público, professor titular em Administração Escolar na FEUSP.
Foi também professor contratado pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Escola de Administração de São Paulo, onde permaneceu durante toda sua vida, lecionou na graduação, no mestrado, no doutorado, tanto na área pública como na de empresas. Na mesma instituição desempenhou uma série de funções ligadas à administração da educação.
Em 1997, organizou, com Miguel Caldas o volume Cultura Organizacional e Cultura Brasileira, em 1999, publicou ainda Teoria das Organizações: Evolução e Crítica, e junto com Maria Ester de Freitas, Vida Psíquica e Organização, em 2000. Escreveu vários artigos para revistas acadêmicas, introduziu, com finalidade didática, vários autores estrangeiros até então desconhecidos no Brasil. Participou de várias pesquisas teóricas, de várias bancas examinadoras de concursos de seleção de professores, de doutoramento, de mestrado, além de ter sido orientador de várias teses de mestrado e doutorado. Deu cursos e palestras em diversas cidades do Brasil.
Em 2002, recebeu na FGV uma grande homenagem de seus alunos e amigos, ocasião que lançou a atualização do seu primeiro livro, Teoria Geral da Administração, feita juntamente com Isabella F.G. Vasconcelos. No trabalho que escreveu sobre sua obra, Bresser-Pereira o identificou como “o sociólogo das organizações” porque nenhum outro sociólogo brasileiro escreveu uma obra tão abrangente e profunda sobre as organizações quanto Fernando C. Prestes Motta.
Faleceu em 3 de junho de 2003.