Memória do Corpo Docente – Elsa Garrido

ELSA GARRIDO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Elsa Garrido, em 1966, formou-se em Filosofia pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1980 concluiu seu Mestrado em Didática pela USP e em 1989 Doutorado em Didática, pela mesma instituição. Frequentou o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Compreensão da Leitura na Universidade da Califórnia, em Berkeley, EUA. Possui Livre-Docência em Didática pela USP.
Em seu doutorado fez um levantamento junto a professores e alunos sobre os programas de Filosofia desenvolvidos em escolas paulistanas do Ensino Médio. A pesquisa constatou a importância da Filosofia na vida desses jovens e, de outro lado, a dificuldade na compreensão dos textos; o enfrentamento dessa questão pelos professores e a aplicação da Técnica Cloze como instrumento para avaliar a capacidade de compreensão da leitura ao longo dos anos do Ensino Médio.
Trabalhou como professora de Filosofia no Ensino Médio.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1977, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas: Didática, para alunos dos cursos de Licenciatura e na Pós-Graduação, introduziu a disciplina: O Discurso em Sala de Aula e o Processo do Conhecimento.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, programa de “Qualificação do Ensino Público e Formação de Professores”. projeto teve a duração de 4 anos e foi financiado pela FAPESP e o Programa de Mestrado Lato Sensu para professores das séries iniciais, financiado pela Prefeitura de Santo André, com duração de 2 anos.
Registrou também que foi vice-presidente da ANPED e coordenadora do GT 8 Formação de Professores.