Memória do Corpo Docente – Denice Barbara Catani

DENICE BARBARA CATANI

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Em 1974, Denice Barbara Catani, formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FEUSP) da Universidade de São Paulo. Cursou a primeira turma do curso pós Reforma Universitária (lei 5540/1968), concretizada a partir de 1970. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1982 concluiu seu Mestrado em Educação e em 1989 doutorou-se em educação pela FEUSP.
Trabalhou como professora no ensino primário da rede pública; em cursos supletivos e em habilitações ao magistério. Em escolas da rede privada, atuou no nível de segundo grau, dentre elas o Instituto Mackenzie. Lecionou em universidades privadas; colaborou durante dois semestres na Escola de Agronomia de Piracicaba e igualmente por dois semestres, com contrato de tempo parcial, trabalhou na UNESP, campus de Araraquara.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1978 onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas de Didática e de Questões de Teorias de Ensino, nos cursos de Pedagogia e Licenciatura. Na Pós-Graduação ministrou disciplinas ligadas às temáticas de História da Educação Brasileira e de Formação de Professores. Participou ininterruptamente dos órgãos colegiados (conselho de departamento, congregação, conselho técnico administrativo e comissões estatutárias); exerceu os cargos de Chefia do EDM; Coordenação do Programa de Pós-Graduação da FEUSP e Presidência da Comissão de Pós-Graduação, no decorrer dos anos 2000. Aposentou-se em 2013.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o trabalho de orientação de alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado. Muitos dos quais atuam hoje na USP e em importantes universidades públicas de São Paulo e de outros Estados. Além dos cursos de especialização para professores atuantes em redes públicas e para grupos da terceira idade.
Fora da USP, ainda destacou, participações e intervenções em cursos, palestras e seminários na Universidade de Lisboa; na UNESP e colaborações nas Universidades Federais e Estaduais de muitos estados do Brasil, e também na França. Realizou projetos de investigação e intercâmbio com Portugal na área de História da Educação e Educação Comparada dos dois países e de avaliação no Ensino Superior.
Os resultados de pesquisas e das reflexões elaboradas ao longo do tempo de atuação docente foram publicados em livros e artigos no Brasil e noutros países.
EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação
EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação
EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada
Datas Importantes da FEUSP:
1938 – Incorporação do Instituto de Educação à faculdade
1962 – Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP transferiu-se da Rua Maria Antônia para a Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, onde ocupou parte do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo – CRPE/SP. Sua Biblioteca foi instalada no mesmo local da Biblioteca do CRPE.
1969 – Em 16 de dezembro, com a Reforma Universitária, o Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP foi transformado em Faculdade de Educação.