Memória do Corpo Docente – Celso Fernando Favaretto

CELSO FERNANDO FAVARETTO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Celso Fernando Favaretto nasceu em 03 de março de 1941 em Colina, zona rural de São Paulo e colônia de lavradores descendentes de italianos do Vêneto, norte da Itália.
Em 1968 licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Campinas, atual PUCAMP. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1978 completou seu Mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Com dissertação na área de Estética: Tropicália: Alegoria, Alegria (1978). Publicada em 1979, pela Editora Kairós. Doutorou-se em 1988 em Filosofia, pela mesma instituição. Tese na área de estética: A Invenção de Hélio Oiticica. Publicada em 1993, pela EDUSP.
Livre-docente em Educação pela Faculdade de Educação (FEUSP) da USP em 2004.
Trabalhou como professor de Física no curso colegial-científico no Instituto Estadual de Educação Pres. Kennedy- Americana, antigo Colégio Estadual e Escola Normal de Americana, atual E.E. F.M. Dr. Heitor Penteado (1963 a 1968); professor de Filosofia no Colégio Estadual Oswaldo Aranha, núcleo central do Sistema de Ensino Vocacional do Estado de São Paulo (1969 a 1972) e no Colégio Equipe/SP ( 1973 a 1974); professor de Filosofia de Educação no Instituto Superior de Educação Senador Flaquer, Santo André/SP ( 1970 a 1976); professor de Introdução à Filosofia, de Estética e de Didática de Filosofia na Faculdade de Filosofia N.S. Medianeira/SP (1972-1985) e entre 1976 a 1985, professor do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), nas disciplinas Introdução à Filosofia; Filosofia da Linguagem e Estética.
Foi membro fundador e diretor da revista Arte em Revista do Departamento de Filosofia da USP (1978-1984); membro do Conselho editorial da EDUC (Editora da PUC-SP) e coordenador da série Cadernos PUC (1981-85); Chefe do Departamento de Filosofia da PUC-SP (1981-83); membro do Conselho Universitário da PUC-SP (1985); Chefe do Departamento de Filosofia e do Ciclo Básico da Faculdade de Filosofia N. S. Medianeira (1978-85) e participou de Encontros Nacionais para a reintrodução da Filosofia no 2º. Grau (Ensino Médio) entre 1978 a 1985.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1985 onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas Metodologia do Ensino de Filosofia, para licenciatura, e optativas para o curso de Pedagogia. Entre 1989 a 2021 foi docente de Pós-Graduação em disciplinas e orientações sobre questões referentes à Modernidade e pós-modernidade em filosofia, arte e educação. Aposentou-se em 2010, compulsoriamente.
Na FEUSP exerceu as funções de membro da Comissão “Atividades Culturais na FEUSP” (1990 a 1991); membro da Comissão para implantação de Cursos de Especialização na FEUSP (1992); membro da Comissão para implantação da Área de Pós-Graduação em Educação “Cultura Escolar Brasileira”, da FEUSP (1990 a 1992); membro Eleito da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP (1993 a 1999); membro do Conselho de Departamento, do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP (1994 a 1999); membro do Grupo de Trabalho, designado pela Reitoria da USP, para elaboração do Projeto Acadêmico de “Artes” para implantação do Campus USP- Leste (Jun/2003); membro suplente da Comissão de Licenciatura da Pró-Reitoria de graduação da USP (2006 a 2007); membro da Comissão de Museus da USP (2006 a 2008) e membro suplente do Conselho de Departamento, EDM-FEUSP (2005-2009). Participou do Projeto de Extensão “Professores como alunos especiais”, FEUSP/Secretaria da Educação (1991 a 2003) e do Projeto “Educação e Cidadania”, do Instituto de Estudos Avançados da USP, Grupo “Paidéia”, coordenado pelo professor Alfredo Bosi (1991 a 1995). Também foi coordenador da Área Temática “Linguagem e Educação” do Programa de Pós-Graduação da FEUSP (1994 a 1997) e professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Estética (1990 a 2021). Orientou 14 mestrados, 17 doutorados e supervisionou 3 pós-doutorados.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, todo o período em que trabalhou como professor de Metodologia do Ensino de Filosofia e participação em diversas atividades oficiais relativas ao ensino da disciplina; também a participação em encontros, seminários e congressos, realizados em São Paulo e em outros Estados, especialmente em Universidades, sobre questões referentes ao Ensino de Artes . A formulação de um projeto específico de Ensino de Filosofia, que repercutiu na legislação e na formação de docentes do Ensino Médio. E a notoriedade sobre questões de arte, cultura e política no Brasil, após a publicação do seu livro A invenção de Hélio Oiticica, em 1992.