Memória do Corpo Docente – Dirceu Ricci Carvalho

DIRCEU RICCI CARVALHO

(Minibiografia baseada em informações contidas no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano: 40 anos, disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/ebooks2010/pt/Acervo_files/Livro_PSA_40_ANOS.pdf )

Dirceu Ricci Carvalho formou-se em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), em 1971. Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1975 concluiu seu Mestrado em Psicologia Escolar, pelo IPUSP com a dissertação “Efeito da modelação e de reforçamento sobre uma classe de resposta verbal (tato), em crianças.” e em 1979 o Doutorado, na mesma área e instituição, com a tese “Efeito da verbalização livre, da verbalização dirigida e da observação na imitação motora, em escolares de níveis sócio-econômicos distintos”, ambos orientados pela Profa. Dra. Geraldina Porto Witter.
Atuou como docente da Faculdade de Educação da USP.
Faleceu no dia 26 de dezembro de 2009, aos 70, casado com Selma Siqueira Carvalho.