Memória do Corpo Docente – Denise Trento

DENISE TRENTO REBELLO DE SOUZA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Denise Trento Rebello de Souza nasceu em 13 de setembro de 1962 em Santos, litoral de São Paulo.
Em 1985 formou-se em Psicologia pelo Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1991 concluiu seu Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, na mesma instituição.
Em 2001 completou seu PhD em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres.
Trabalhou como auxiliar de pesquisa junto à Fundação Carlos Chagas (FCC), durante cinco anos. Foi psicóloga escolar no Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP (1987 a 1989) e auxiliar de Ensino junto ao EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1989 onde integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação.
Ministrou diversas disciplinas da área de Psicologia da Educação ao longo dos quase 30 anos como docente, dentre elas: EDF 288 – Psicologia da Educação e EDF 296 – Psicologia da Educação: uma abordagem do cotidiano escolar. Na Pós-Graduação ministrou a disciplina EDF 5051 – A Escola como Objeto de Estudo: contribuições da Psicologia Escolar e da perspectiva etnográfica. Atuou como Coordenadora de Área; Representante de Mestres e Doutores em Comissões e Instâncias da Faculdade e junto à Comissão de Pesquisa, sendo Vice-Coordenadora em diversas ocasiões e Representante do EDF. Foi editora da Revista Educação e Pesquisa, e Editora Chefe em parceria com Teresa Rego e Cláudia Vianna, em gestões subsequentes.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o período junto à Revista Educação e Pesquisa; suas experiências como pesquisadora da Faculdade e os processos no campo da formação docente, que compõem um legado inestimável, nas palavras da biografada. Também a amizade e companheirismo de vários colegas de trabalho, dos três departamentos da FEUSP. Amizades verdadeiras que, em meio à vida institucional e seus desafios, conquistas, lutas e perdas, foram se constituindo e permanecem ainda hoje como legado dessa fase de sua vida.