Paulo Freire um Educador Brasileiro e do Mundo – Ano 100 com Paulo Freire

Profa. Dra. Maurilane de Souza Biccas

Adotando uma perspectiva sócio-histórica, o curso teve por objetivo apresentar e
discutir quem foi Paulo Freire, dando ênfase ao seu pensamento, as suas práticas
como pedagogo da educação popular, acadêmico e dos movimentos populares. As
temáticas abordadas serão: Paulo Freire quem foi este educador?; Movimentos
Populares e a Educação de Jovens e Adultos; Ditadura, exílio e a circulação no
mundo; e, Paulo Freire e a Escola Sem Partido.

Bibliografia Geral do Curso

1) As obras de Paulo Freire que estão online e disponível nos seguintes sites:

** Centro dos Professores Primários do Estado do Rio Grande do Sul (CPPERS), que é filiado ao CNTE (Confederação Nacional dos trabalhadores do Ensino), encontra-se além das obras do Paulo Freire para fazer download, ainda é possível conhecer a luta dos professores primaries. https://cpers.com.br/paulo-freire-17-livros-para-baixar-em-pdf/

***  Centro de Referencia em Educação Integral encontrará um guia da Bibliografia de Paulo Freire. https://educacaointegral.org.br/reportagens/guia-definitivo-da-bibliografia-de-paulo-freire/?gclid=CjwKCAjwy42FBhB2EiwAJY0yQuyRVA4HX-hIQAKbxHV6qnCDDi78gEPk-dV6RY4MBbQh8OSET1D3eBoCYCkQAvD_BwE

2) A. J KIRKENDALL, Andrew J. Paulo Freire and the Cold War Politics of
Literacy [Paulo Freire e as políticas de alfabetização da Guerra Fria], Editora da
Universidade da Carolina do Norte, 2010.

Dia 02 de Junho de 2021

Tema – Paulo Freire quem foi este educador?

Bibliografia obrigatória:

  1. FREITAS, Marcos Cézar de; BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. P-211-247. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira). Este texto será enviado por email.
  2. FREIRE, Paulo. Educação o sonho possível. In.: BRANDÃO, Carlos R. Educador Vida e Morte: escritos sobre uma espécie em perigo. P.4-10. http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/1460
  3. Vídeo – Paulo Freire: série Maestros da América Latina. Educacion CTERA
    https://educacion.ctera.org.ar/serie-maestros/

Bibliografia complementar

  1. KOHAN, Walter. Paulo Freire mais do que nunca: Uma biografia filosófica. Editora Vestigio, 2019.
  2. HADDAD, Sérgio. O Educador: um perfil de Paulo Freire. São Paulo, Todavia, 2019.
  3. SOUZA, Ana Inês (Org). Paulo Freire: vida e obra. 2a. Edição. Expressão Popular, 2015.
  4. Documentário: Biografia do Paulo Freire. https://www.youtube.com/watch?v=jzUgb75GgpE&t=998s

Dia 09 de Junho de 2021

Tema – Movimentos Populares e a Educação de Jovens e Adultos

Bibliografia obrigatória

  1. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação Popular? http://ifibe.edu.br/arq/201509112220031556922168.pdf
  2. ARROYO, Miguel G. Paulo Freire: outro paradigma? Paulo Freire: outro paradigma pedagógico? Educação em Revista. Belo Horizonte. Dossiê – Paulo Freire: O Legado Global. v.35. 2019 https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982019000100202&script=sci_abstract&tlng=fr

Bibliografia complementar

  1. SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Dialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo Freire. Educação Temática Digital.  Campinas, SP. v.15. n. 2. p.250-263. maio/ago. 2013. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1281
  2. SALVADORI, Maria Angela Borges; BICCAS, Maurilane de Souza. Narradores de Javé: perspectivas históricas para a abordagem da educação de jovens e adultos. IN.: RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; CARVALHO, Carlos Henrique de; SOUZA, Sauloéber Társio de. Cinema e Ensino de História da Educação. Campinas, Alínea, 2013.
  3. Filme: Narradores de Javé. É um filme brasileiro em coprodução com a França de 2003, do gênero drama, dirigido por Eliane Caffé.

Dia 16 de Junho de 2021

Tema – Paulo Freire: Ditadura, exílio e a circulação no mundo

Bibliografia obrigatória

  1. FREITAS, Marcos Cézar de; BICCAS, Maurilane de S. História Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. P-247-263. (Biblioteca Básica da História da Educação Brasileira)
  2. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 15-82; p. 105-181. https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/10.-Pedagogia-da-Esperan%C3%A7a.pdf

Bibliografia complementar

  1. BOUTIN, Aldamira Catarina Brito Delabona; CAMARGO, Carla Roseane Sales. A Educação na ditadura militar e as estratégias reformistas em favor do capital. EDUCERE, outubro de 2015. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18721_8156.pdf
  2. CUNHA, Luiz Antonio. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educação e Sociedade.  Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, abr.-jun. 2014. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010173302014000200002&script=sci_arttext&tlng=pt
  3. Documentário: 1964 – O Golpe – https://www.youtube.com/watch?v=EVwlepPYp_o

Dia 23

Tema – Paulo Freire e a Escola Sem Partido

Bibliografia obrigatória

  1. RAMOS, Moacyr Salles; SANTORO, Ana Cecília dos Santos. Pensamento Freireano em Tempos de Escola Sem Partido. Interação. V. 42, n.1, 2017 (Dossiê). https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/44076
  2. OLIVEIRA, Heli Sabino de; MARIZ, Débora. Movimento Escola Sem Partido: uma leitura à luz de Paulo Freire. Educação. Santa Maria. v. 44. 2019. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/32996/pdf
  3. http://www4.fe.usp.br/escola-sem-partido – Vídeo FEUSP – Escola sem Partido

Bibliografia complementar

  1. KATZ,Elvis Patrik; MUTZ, Andresa Silva da Costa. Escola sem partido: produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil. ETD-Educação Tematica. 2017.
  2. FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Escola “Sem” Partido: Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro : UERJ, LPP, 2017. http://ifg.edu.br/attachments/article/7536/A%20g%C3%AAnese%20das%20teses%20do%20Escola%20sem%20Partido%20esfinge%20e%20ovo%20da%20serpente%20que%20amea%C3%A7am%20a%20sociedade%20e%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20%E2%80%93%20Gaud%C3%AAncio%20Frigotto.pdf
  3. Projeto de lei – Escola sem partido https://legis.senado.leg.br/sdleggetter/documento?dm=3410752&ts=1545350833160&disposition=inline