Memória do Corpo Docente – Waldir Cauvilla

WALDIR CAUVILLA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Waldir Cauvilla nasceu em 21 de outubro de 1941, na capital de São Paulo.
Em 1972 formou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1992 concluiu seu Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em 2000 Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP).
Trabalhou como professor no Curso Preparatório para Vestibulares do Grêmio da FFLCH; posteriormente em outros “cursinhos”, até 1983. Lecionou na Faculdade Nossa Senhora Medianeira e no segundo grau de colégios particulares.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1989, onde integrou o EDF – Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, ministrando as disciplinas:História da Infância e da Família; História da Educação Geral Moderna e Contemporânea; História da Educação I ( Antiga e Medieval); História da Educação II ( Moderna e Contemporânea, Geral e do Brasil); criou e ministrou as optativas: Uma Introdução à História do Século XX: Cultura e Educação e A Ideia de Universidade no Brasil; na Pós-Graduação lecionou disciplina sobre o Debate entre Católicos e Pioneiros da Educação nos anos de 1930. Foi aposentado pela compulsória, em 2011. Continuou como Professor Sênior até 2021.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, o pioneirismo do curso de História da Infância e da Família, que lecionou. Com a alteração da grade curricular em 1999, a disciplina foi convertida em optativa. Ressaltou o próprio pioneirismo da FEUSP em ter introduzido essa disciplina em sua grade curricular; Foi Paraninfo dos formandos do curso de Pedagogia (1999) e Primeiro Ouvidor da FEUSP.
Em 2019 a FEUSP criou sua Ouvidoria, foi convidado pela Direção da Faculdade, nas pessoas dos Professores Doutores Marcos Garcia Neira e Vinício de Macedo Santos, referendados pela Congregação, a ser o primeiro Ouvidor da Faculdade. Exerceu o cargo durante o ano de 2019, mas teve que dispor do mesmo no início de 2020 devido a problemas de saúde.