Memória do Corpo Docente – Tizuko Morchida Kishimoto

TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2021.)

Tizuko Morchida Kishimoto nasceu em 02 de maio de 1945, no distrito de Sabino, arredores de Lins, povoado agrário com plantação de café, no interior de São Paulo.
Em 1967 formou-se em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) . Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1976 concluiu seu Mestrado em Educação na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP) e em 1986 o Doutorado em Educação, na mesma instituição. Possui Livre Docência pela FEUSP (1992).
Trabalhou como professora substituta da rede estadual (1967-1969) e como coordenadora, no Ginásio Pluricurricular II (1968-1969), onde se implantavam inovações para integrar o que hoje é o Fundamental I e II. A partir de 1970, com o crescimento das escolas privadas de ensino superior, foi convidada a ministrar aulas nos cursos de Pedagogia. No Instituto de Ensino Senador Fláquer (1970-1973) ministrou Currículos e Programas, Planejamento da Educação, Filosofia da Educação e Estrutura do Ensino de 1º grau, e homenageada como paraninfa de turma. Na Faculdade de Educação Campos Salles (1972-1974), ministrou a disciplina Currículos e Programas. No período em que cursava o programa de mestrado, foi convidada a compor a equipe de auxiliares da Dra. Amélia Americano de Castro, que colaborava com a Fundação Universitária de Santo André ministrando a disciplina Didática I e II (1972-1974).
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1973, onde integrou o EDM – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, ministrando as disciplinas: Didática (licenciatura); Didática II (Pedagogia) e Currículos e Programas. Com a reforma da Pedagogia destinada à formação do professor em 1985, ministrou as disciplinas: Teoria e Prática de Educação Pré-Escolar I e II; Currículos de Educação Infantil; Educação e Sociedade e Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. Na pós-graduação: EDM 761- Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Entre as atribuições não docentes destacou: a criação e coordenação do LABRIMP, desde 1994 e a do MEB, desde 1999; a Vice chefia do EDM; a Vice diretoria da FEUSP; a presidência da CCInt-FEUSP e participou Grupos de Estudos e de Pesquisa vinculados ao jogo e aos contextos integrados de educação infantil. Após a aposentadoria, permanece na FEUSP como Professora Sênior.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, a formação de professores da educação infantil na pós-graduação, criados com recursos da CAPES e reformas do currículo da Pedagogia. A formação voltada para a práxis sobre o brincar, garantida pelo LABRIMP, a brinquedoteca, o LUDILIB (biblioteca sobre o lúdico), Ponto e Pontão de Cultura e MEB. Convênios e colaborações com ABRINQ, FDE, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e MEC possibilitam a oferta de manuais, brinquedos, indicadores de qualidade, oficina de consertos de brinquedos, testes de qualidade de brinquedos, kits de brinquedos para construir, bem como financiamentos da Fapesp, CNPq, para o estudo do brincar. Intercâmbios com as universidades: Paris 13 (Gilles Brougère CAPES/COFECUB), Minho (Júlia e João Formosinho CAPES/GRICES) e Gakuguei Daigaku (Ogawa), que ampliam o conhecimento sobre o brincar. Destacou também a importância de contar com o financiamento de organizações de fomento como FAPESP, CNPq, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Fundação Volkswagen que acolheram projetos sobre o brincar, propiciaram a estruturação do LABRIMP e do MEB, o apoio a rede pública. Entre as atividades de cultura e extensão destacou sua ação, como coordenadora brasileira, junto à formação dos profissionais da área da saúde em Moçambique, África, com apoio da JICA, Japan International Cooperation Agency, durante dois períodos: 2012 – 2015 e 2016 a 2018. O envolvimento de dezenas de docentes e pesquisadores da FEUSP propiciam inovações pedagógicas, com a escuta dos profissionais e o suporte formativo para o desenvolvimento profissional e pessoal da equipe, com impactos no país e na área da saúde, conforme avaliação externa e inúmeros artigos que retratam o processo.
Também registrou ações relacionadas com sua identidade étnica japonesa. Orientou alunos de graduação de universidades japoneses, interessados na educação brasileira, entre os quais: Fumito Okutani, Universidade Bunkyo (1990); Chiyuki Wada, Universidade Nacional de Yokohama (1993) e Ana Asamine, Tsukuba University (2016/2017). Ofereceu suporte, também, a três projetos de alunos da USP com destino ao Japão, no período de 1992 a 1994. Participou das comemorações do centenário da imigração, da recepção de professores japoneses junto as ações na USP, buscando financiamento e de propostas para criação de uma escola nipo-brasileira. Realizou estágio de pesquisa junto à Universidade Gakuguei Daigaku, em 1990, com bolsa da JICA, investigando o brincar, além de pesquisar o ensino da língua e cultura japonesa no Brasil, em colaboração com outros pesquisadores, apoiada pela Universidade de Osaka.