Memória do Corpo Docente – Romualdo Luiz Portela de Oliveira

ROMUALDO LUIZ PORTELA DE OLIVEIRA

(Minibiografia baseada em entrevista concedida ao projeto “Registro histórico por meio de relatos biográficos de docentes aposentados: valorizando e reconstruindo a história da FEUSP” no ano de 2022.)

Romualdo Luiz Portela de Oliveira nasceu em 10 de dezembro de 1958, na cidade de Amambai, Mato Grosso do Sul.
Em 1982 formou-se em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP). Prosseguindo sua formação acadêmica, em 1990 concluiu seu Mestrado na Faculdade de Educação (FE) da USP e em 1995 Doutorado, pela mesma instituição. Possui Livre Docência em educação (FEUSP – 2006).
Trabalhou como professor de educação básica em escolas públicas, privadas e curso pré vestibular, entre 1979 e 1985. Entre abril e julho de 1985 foi professor da UNESP-Araraquara.
Iniciou sua atuação docente na Faculdade de Educação (FEUSP) em 1985, onde integrou o EDA – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, ministrando as disciplinas: Economia da Educação; POEB e na área de administração escolar. Aposentou-se em 2018.
Destacou como momentos mais marcantes, durante sua atuação na FEUSP, sua coordenação da Comissão de Curso, por duas vezes. Na primeira, coordenou a implantação do atual currículo (1999). Também foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação, quando o programa voltou a subir de nota na Capes.