Memória do Corpo Docente – Roque Spencer Maciel de Barros

ROQUE SPENCER MACIEL DE BARROS


Roque Spencer Maciel de Barros nasceu em 5 de abril de 1927, em Bariri, São Paulo. Foi um historiador, educador, jornalista e filósofo brasileiro. Tornou-se conhecido pela sua extensa defesa do liberalismo, expressa em muitas pesquisas e publicações. Em 1955 formou-se Doutor em História e Filosofia da Educação e, em 1959, obteve o título de Livre-docente.
Foi um dos participantes do processo de fundação da Faculdade de Educação e professor assistente do Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho na cátedra de História e Filosofia da Educação entre os anos 1964 e 1965 em que a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual FFLCH) aglutinava o ensino de Pedagogia e localizava-se na rua Maria Antônia. Além de ministrar a disciplina de História da Educação, assumia as aulas de Filosofia da Educação em momentos de afastamento do professor Laerte Ramos de Carvalho. A ida de Laerte para a Universidade de Brasília e o comissionamento do José Querino Ribeiro junto a Reitoria, causaram profunda reconfiguração do Departamento de Educação da FFCL, incluindo a assunção da liderança da cátedra de História e Filosofia da Educação por Roque. Em reunião ocorrida no 11/10/1967, Roque Spencer Maciel de Barros foi eleito diretor do Departamento de Educação da FFCL, entrando no lugar da Profa. Dra. Maria José Garcia Were. Foi editorialista do Jornal O Estadão.
Foi diretor da Faculdade de Educação da USP entre 1976 e 1980.
Trabalhou na USP cerca de 33 anos, onde se aposentou aos 54 anos de idade, em 1984.
Algumas das primeiras produções de Roque, que marcaram o início na carreira acadêmica destaca-se: Evolução do pensamento de Luiz Pereira Barreto e o seu significado pedagógico (1955).
Faleceu em 8 de maio de 1999.