História da FEUSP e da Escola de Aplicação por seus protagonistas

Há vários modos de contar uma história e diversas fontes possíveis para construir as evidências do passado. Pode haver, ainda, diferentes pontos de vista sobre fatos ocorridos e lembrados, tantos quantos forem os narradores que nos peçam a palavra. Neste ano, para comemorarmos os sessenta anos da Escola de Aplicação e os cinquenta anos da Faculdade de Educação da USP, decidimos destacar e amplificar as vozes dos sujeitos que delas participaram e que, portanto, construíram as duas instituições. Buscamos uma história assentada em memórias, portanto, nos sentidos e experiências de quem a viveu cotidianamente. Torna-se uma história no plural, ou melhor, histórias, posto que as experiências são e serão sempre irredutíveis e irreplicáveis.

Apresentamos, nesta seção especial “História da FEUSP e da Escola de Aplicação por seus protagonistas”, alguns dos trechos mais significativos de memórias que foram registradas em vídeo, ao longo dos anos, junto a pessoas cuja história se trança e por vezes se confunde com os próprios ciclos de vida da FEUSP e da EA. Nesses trechos, selecionados especialmente para a ocasião, professores, servidores e estudantes revelam acontecimentos importantes ou mesmo triviais; narram mudanças presenciadas no tempo e no espaço institucional; trazem à lembrança outras tantas personagens marcantes; enfim, revivem experiências escolares e profissionais.

Esperamos que esta visita ao passado rememorado nos proporcione ainda mais conhecimento e reconhecimento, que renove ou desperte a mais franca empatia e afeto por aqueles que nos antecederam nessa longa e festejada história. Boa viagem!

Depoimentos realizados por ocasião do aniversário de 40 anos da FEUSP e de 50 anos da EA

Entrevista com Izabel Galvão, ex-docente da FEUSP e ex-diretora da Escola de Aplicação